Vocês já ouviram a vinheta que a Globo solta com a voz de Cid Moreira (aterrorizante, relembrando os tempos de mr.M) falando "Jabulani!!" toda vez que um jogador comete um fiasco em campo? É realmente muito engraçado!!
Isso porque desde que a Copa começou, os jogadores de todos os times criticaram demais a bola, dizem que ela é muito leve e que às vezes faz curvas inesperadas. Li uma reportagem a respeito com um físico australiano, especialista em aerodinâmica de bolas esportivas, que analisou a Jabu, e ele confirmou que ela iria sim causar diferença nas partidas do campeonato, que seria mais rápida e faria mais curvas do que a bola da última Copa.
"A grande diferença da Jabulani para sua antecessora são as texturas, que devem criar turbulência o suficiente em volta da bola para que ela sustente seu vôo por mais tempo. Mas, para entender isso, é preciso dar uma olhada na aerodinâmica de um lance.
“Quando recebe um chute, a bola forma em volta de si uma fina camada de ar que é a principal responsável pela maneira como ela viaja”, diz Leinweber. “O ar tem que contornar a bola, passar ao seu redor quando ela é lançada. Assim, o ar que está perto dela tem que fazer uma trajetória maior do que o ar que está afastado de sua superfície, criando uma região de baixa pressão”, diz. O princípio é o mesmo de uma asa de avião. "
O nome da bola significa "celebrar", foi desenvolvida pela Adidas em 11 cores diferentes para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana. Tem apenas oito gomos em formato 3D e seu design possui traços africanos. Além disso, tem uma versão especial para a grande final da Copa chamada Jo'bulani em homenagem à cidade sede da partida final, Joanesburgo, também conhecida como Jo'burg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário