quarta-feira, 7 de abril de 2010

Não acredito neste lado escuro das vacinas!!


Ontem levei João para tomar a "última" vacina indicada pelo pediatra e que consta no cartão de vacinação, agora só receberá alguns reforços aos 4 anos. Coincidentemente, nesta semana assisti a três programas na TV a cabo que falavam sobre o autismo (acho que porque recentemente foi instituído no mundo inteiro o dia 02 de abril como o Dia do Autismo),e eu não sei se vocês tem conhecimento, mas há uma teoria disseminada, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, de que algumas vacinas podem causar autismo.

Essa polêmica surgiu a partir de uma pesquisa realizada na Inglaterra em 1998 que identificou anticorpos e organismos vivos relativos à vacina tríplice (MMR , para rubéola, caxumba e sarampo) em crianças autistas e que não se encontravam nas crianças normais do grupo de controle. Também foi relatada a relação entre o Thimerosal - um conservante à base de mercúrio contido na maior parte das vacinas obrigatórias - e o autismo, dentre outras doenças neurológicas; por isso outras vacinas, além da tríplice, também estão sendo rejeitadas.

A idéia cresceu tanto nos EUA, que uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan neste ano constatou que 25% dos pais americanos acreditam que as vacinas podem causar autismo em crianças saudáveis. Depois disso, o jornal médico britânico Lancet decidiu retirar o tal estudo publicado que gerou toda a discussão e desconfiança sobre a vacinação. A Corte Federal Especial de Queixas dos Estados Unidos também declarou que as vacinas que contem o preservativo thimerasol não podem causar autismo por si mesmas, frustrando assim muitos pais que já haviam recorrido à justiça para receber indenizações dos laboratórios e do governo americano. De toda forma, inúmeras organizações se empenham na mídia e na internet para cobrar das autoridades e dos órgãos responsáveis evidências científicas que provem a segurança e a eficácia das vacinas e também para "alertar" os pais dos riscos e da irresponsabilidade de vacinar seus filhos sem o devido respaldo.


A questão é que o autismo é mesmo um problema de saúde crescente e preocupante em todo o mundo, nos Estados Unidos, uma em cada 110 crianças são afetadas, e suas causas ainda não estão elucidadas. Os médicos afirmam que em mais de 90% dos casos a transmissão é genética, mas deixa uma parcela restante para outros agentes causadores desconhecidos. No documentário da Discovery apareceu uma família americana em que os seis filhos são autistas, com graus variáveis de intensidade, representando, assim, uma importante fonte viva de pesquisa e estudo dessa doença.


Mais informações sobre a definição, os sintomas, peculiaridades e tratamento do autismo podem ser encontradas no link abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Autismo

2 comentários:

  1. Guga, há poucos meses, um primo de Guga desenvolveu um quadro de "autismo-like" depois de uma vacina pra sarampo. Me falaram o nome da síndrome, mas eu esqueci. Gustavo agora não quer que eu vacine Marina contra sarampo. (A criança mora nos Estados Unidos)

    Ao contrário de você, eu acredito no lado escuro das vacinas e tenho muito receio ao usá-las. Durante a gestação, apesar dos pedidos da minha ginecologista, não tomei a vacina para gripe, tomei apenas o reforço para tétano. Obviamente, assumi toda a responsabilidade e tive essa conduta porque não me recordo da última gripe que tive.

    As vacinas não são diabinhos, mas também estão longe de serem anjinhos.

    Beijos.

    Lella

    ResponderExcluir
  2. Lella, eu realmente não acredito e se vc tivesse assistido aos documentários,tb não acreditaria.O único estudo que foi feito para provar a relação vacinas-autismo não foi extremamente criterioso,o médico inglês que conduziu a pesquisa inclusive foi julgado por conduta negligente e por divulgar resultados de forma irresponsável, e sinceramente não acho que tudo seja fruto do lobby poderoso das indústrias farmacêuticas.A coincidência da aparição dos sintomas logo após a vacina acho que se deve unicamente à fisiopatologia da Síndrome de Asperger (tipo de autismo que aparece antes dos 3 anos de idade),ou seja,os sintomas usualmente aparecem na faixa etária em que a vacinação para sarampo está indicada (no Brasil, uma dose única aos 12 meses e reforço aos 4 anos).

    ResponderExcluir