terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Paz de presente


Não tem como ser diferente, quando vai chegando o fim do ano, sem querer somos todos levados a uma certa reflexão. Sobre o ano que está acabando, as escolhas que fizemos, o que foi feito do nosso tempo, em que resultaram nossos esforços; sobre o ano que está por vir, quais serão as surpresas e desafios que ele nos reserva, quais são os planos, sonhos e projetos para este novo ano...

Eu, particularmente, faço sempre essa reflexão interior, tento sempre recordar as metas que propus a mim mesma no ano passado e vejo se consegui alcançá-las, penso em tudo que tentei melhorar e ainda não consegui e também me parabenizo por todas as pequenas conquistas. Gosto do modo como a vida sempre surpreende, e cada ano nunca é como eu pensei que seria.

Adoro o clima de final de ano, dá pra ver que o tal “espírito de Natal” existe mesmo, até para as pessoas que dizem ou acham que não acreditam em Deus. Pelo menos durante esse período, até elas se mostram mais solidárias, mais fraternas. Para mim é um tempo muito feliz, tempo de esperança e de amor. Muitas pessoas me falam que isso vai mudar, que quando eu perder alguém realmente próximo e amado, os finais de ano sempre evocarão uma certa tristeza. Eu não tenho como saber como me sentirei quando isso acontecer, mas penso que Deus sempre nos dá tantos outros motivos para continuarmos a sentir felicidade.

Se eu pudesse definir com uma palavra somente meu ano de 2011, seria paz. Foi um ano em que realmente cresci na minha fé, aprofundei minha espiritualidade  e cheguei ainda mais perto de Deus. A religião é definitivamente algo demasiado importante na minha vida, que me completa, é parte de mim. Não espero que todos que leiam o blog compartilhem do catolicismo, mas queria mesmo dar como presente a todos esta paz, essa imensa paz que só vem Dele.
Deixemos passar as coisas mesquinhas que nos indispõe uns com os outros, agora, mais do que nunca, precisamos buscar a paz com todos.  Deixemos os outros em paz, ajudemos alguém a fazer as pazes com outro alguém, busquemos a paz em nosso coração, vivamos em paz uns com os outros!!

Ontem mesmo escutava uma pregação na Canção Nova que falava isto: para muitos, a paz não virá tão fácil, terão que tomar algumas sérias decisões, rever certas escolhas, retirar um monte de entulho guardado no coração, perdoar alguém... Se pararmos pra pensar direitinho, todos nós temos alguém pra perdoar ou para pedir perdão; olhando atentamente para nós mesmos, encontramos muito do que condenamos nos outros. Temos que nos colocar sempre no lugar do outro e pensar que quem fere está ferido, quem vive causando danos aos outros é porque está danificado.
A vida é preciosa demais, para perder com intrigas. Tiremos a qualquer custo o sentimento de ódio do nosso coração, não guardemos rancor e não levemos em conta as faltas alheias. Usemos as medidas do amor e da misericórdia para medir os outros e assim, depois também sermos medidos. Não há orgulho nenhum em dizer que não consegue perdoar, que você não esquece o mal que lhe fizeram. Falta de perdão demonstra fraqueza, só quem é forte pode perdoar. Muitas vezes temos atitude para telefonar ou escrever um e-mail para confrontar, ferir alguém, mas como nos falta  coragem para percorrer o caminho inverso e pedir desculpas, pedir perdão.
Para que haja paz, é preciso perdoar. Ao perdoarmos, libertamos o outro e nos libertamos também, pois quem prende alguém, sempre encontra-se amarrado a ele. Temos que viver a mudança que queremos ver nos outros. Fiquemos em paz!!
" O amor verdadeiro não é destinado a uma pessoa, é a presença de Deus em nosso coração, que nos leva a amar a todos."




Nenhum comentário:

Postar um comentário