terça-feira, 5 de junho de 2012

Você precisa saber... da cartolina - por Martha Mendonça

"Logo que comunicou sua saída do Jornal Nacional, Fátima Bernardes deu uma entrevista falando das mudanças, do novo programa e de algumas coisas do cotidiano. Perguntada sobre o fato de o marido, William Bonner, ter se transformado num ídolo do Twitter, onde escreve assiduamente, ela respondeu: “Eu não tenho tempo. Enquanto ele está tuitando, eu estou pensando se alguma das crianças precisa levar cartolina pra escola no dia seguinte”.

 A frase bateu fundo no meu coração.

 Eu também coordeno a cartolina. E a cola e o presente do coleguinha e o binóculo pra excursão e o compasso escolar de precisão com cabeça fricçao 559wp001, que quebrou.

 Sim, os homens mudaram. Ninguém pode negar. Lavam louça, trocam fraldas, levam as crianças em festinhas infantis, ao médico. Os que me cercam, pelo menos, são assim – ou dou sorte. Conheço alguns que levam até mais do que as mães.

 Mas há uma última fronteira, espaço não explorado ainda pelos homens-pais, algo que eles ainda não experimentaram: a cartolina do dia seguinte.

 Por mais que eles façam, levem, tragam, cuidem, existe uma função que é da mãe (ou quase sempre da mãe, antes que chovam comentários tipo “ah, o vizinho do meu primo é que vê tudo isso”). Coordenar, ser uma agenda em forma de pessoa, ter um bloco de notas do smartphone com 319 itens, ter que se virar quando a pequena criatura diz “ih, mãe, amanhã é aniversário do Marcelo”, quando falta apenas uma hora pra ela ir pra escola – e você já está dando o beijo de despedida para trabalhar… Tudo isso está nas nossas costas maternas.

Organizar, lembrar de tudo, improvisar na última hora. Isso cansa muito mais do que o leva-e-busca (que a gente também faz!). Isso tudo ocupa a mente quando você toma banho, quando você entra no metrô. Quando você dorme. Recentemente sonhei que eu perdia a matrícula da escola nova da minha caçula. Acordei suada. Por muito tempo eu parava num sinal, já na esquina da natação do meu filho, e vasculhava desesperada a mochila pra saber se eu tinha mesmo tirado a touca da secadora.

Por isso, soltei uma gargalhada nervosa ao ler a resposta da Fátima. A cartolina do dia seguinte! Bingo. E fiquei com a impressão de que, se depender dela, este programa novo para mulheres vai ser um sucesso."



Quando li esse texto hoje, tive uma identificação imediata rsrs. Hoje acordei com Clara passando a minha pauta do dia: providenciar uma cartolina e fotos dela, de quando nasceu até hoje, para um trabalho da escola e comprar o seu vestido de São João. Depois abro a agenda de João e mais uma tarefa: confeccionar um instrumento musical com material reciclável. Tenho uma teoria de que a maternidade tem um poder devastador sobre a nossa capacidade de memorização. As coisas deles acabam ocupando praticamente todo o nosso espaço de armazenamento disponível. Gente, eu tinha uma memória espetacular !! Hoje, muitas vezes  tenho que parar para pensar onde estão cada um dos meus filhos, se está na hora  de pegá-los em algum lugar. Tenho que ter tudo anotado na agenda, as datas das provas e das reuniões escolares. A mãe tem que ir no encontro da catequese, tem que assistir à final de futsal dos jogos escolares, não pode esquecer de pagar a inscrição para o passeio da escola e, claro, sempre tem que comprar alguma cartolina...

2 comentários:

  1. kkkkkk
    adorei!
    hoje eu tinha dentista, quer dizer fui e nao era hoje....kkkk é amanhã.... que tb tem do antonio e da helena...afe , nem vou falar do meu dia amanha senao fico louca...

    ResponderExcluir
  2. O texto retrata fielmente à realidade das mulheres mães e donas de casa. Só nós mesmo para darmos conta de tantas coisas: da casa, dos filhos, do marido e ainda de nós mesmas ! Somos, decididamente, heroínas !

    ResponderExcluir