sexta-feira, 16 de julho de 2010

Alaskan Fever

reflexo da montanha no lago semi-congelado

Aqui estou mais uma vez me preparando para mais um curso com com NOLS. Há uma semana retornei de uma expedição maravilhosa de 28 dias, numa região chamada Talkeetna Mountains (Southern). Fizemos uma rota linda, andamos 155 milhas (mais ou menos 250km) e subimos um total de 25.ooo feet de elevação (contando todos os altos que subimos.. equivalente a 8.000 metros de altura). A expedição foi, sem dúvida, uma experiência muito rica para os alunos, tivemos diferentes tipos de terrenos - tundra, subidas muito verticais com pedras soltas, cruze de rios, descidas na neve (escorregando tb! :), neblina (caminhar sem enxergar o terreno), chuva, granizo, sol, vento, enfim,... tivemos um curso muito completo. Os alunos desenvolveram fortemente um "sense of place", e parte disso se deve ao nosso time de instrutores, todos fascinados pelo lugar. Eu, por exemplo, fiz uma atividade de "self-reflection" com eles bem legal usando pedras do rio onde estávamos acampados. Falei da visão sistêmica, do padrão de organização em rede, onde tudo está conectado, então passei para o conceito de ecossistema e então cheguei nas pedras do rio. Fazendo uma analogia com os seres humanos, falei que cada pedra tinha uma história diferente, elas estavam posicionadas de forma diferente no rio e isto afetava a forma de cada uma, umas mais finas, outras mais largas, apresentavam suas próprias marcas, continuei falando das pedras trazendo estes aspectos de influência dos vários elementos: ar, água, terra, vento, animais, etc. Depois perguntei para eles se fossem uma daquelas pedras (esqueci de falar que eles tinham 5 pedras na mão) , qual delas eles seriam. Daí eles escolheram em silêncio e prossegui com um exercício de reflexão, onde cada um passou 30 minutos em silêncio, sozinho em um lugar perto dali, escrevendo sobre si mesmo. Foi muito interessante eles perceberam que tantos dias vivendo num lugar tão mágico, ainda não tinham parado para apreciarem a beleza dentro deles também.
uma de nossas salas de aula (durante aula de primeiros socorros)

Este lugar é realmente inacreditável. Alaska é quase irreal. Cada lugar parece que foi planejado por um paisagista ou algum produtor para um filme tipo "Harry Poter" ou "Senhor dos Anéis". Não somente as montanhas, mas os lagos congelados, os milhares de caribous juntos de vimos em um único vale (indescritível!), as minúsculas flores que brotam de um terreno que congela e degela todos os anos, e muitos ursos. Infelizmente só vi dois, um Grizzly e um Black Bear, mas foi assim mesmo maravilhoso. O encontro com o Grizzly foi muito forte para mim. Estava caminhando com meu pequeno grupo (andamos em pequenos grupos durante o hiking e somente no fim do dia encontramos com o resto do grupo -eu e mais 4 alunos). Um dos alunos falou: "Bear". Estávamos parados decidindo onde cruzar um pequeno rio e então, olhei mais na frente e vi aquela coisa marrom uns 200 metros mais. Enorme! demorei uns 2 segundos para meu cerebro relacionar a palavra urso com a imagem esquisita que via na minha frente. Uma mistura de tensão com fascínio e depois gratidão por ter tido a oportunidade de ver este Grizzly Bear (o maior urso que existe) e ainda de pé!.. ele estava cheirando nossa presença, cruzou o rio e desapareceu. Os ursos não gostam de humanos, quando sentem o cheiro ou escutam, vão para longe! Só atacam se são surpreendidos, mesmo assim, os casos não são comuns.. enfim, foi muito especial. Só eu e este aluno vimos, os outros do grupo não tiveram tempo sequer. Não precisa nem dizer que os alunos ficaram mega assustados, todos excitadíssimos, começaram a fazer mais barulho que o normal. rsrsrrssr :)

um de nossos inpiradores campsite

Este curso acabou com todos sofrendo de Alaska fever ! :) contaminados pela paixão por esta terra gigante!

Nestes dias de descanso aproveitei para escutar muita bossa nova (inclusive agora!), falar com minha família (foi a vez que mais senti saudade de todos), tudo era tão fabuloso que queria todo mundo junto comigo lá! Falei para Maria Clara pelo telefone: "Furustreka, queria muito que você tivesse também aqui comigo". Ela falou: " Ô Tia Nana, e tu acha que eu também num queria não é ?" uma figura! :)

Ontem começou o briefing (preparação) para outro curso de 28 dias, num lugar inacreditável. Se achei que Talkeetna Mountains foi especial, só de ver o mapa topográgico deste outro lugar conhecido como Wrangells (fica perto do Canadá), promete muito mais!.. Vamos fazer uma rota muito interessante com os alunos passando por um "dry glacier", caminhando sobre gelo e não neve (vamos levar cordas e equipamentos para resgate para este trecho da rota). Estou extremamente animada, espero que minha câmera sobreviva até o fim da expedição para bater mais fotos.

aqui estão algumas imagens de meu último curso.

O post do piloto do avião (website com várias fotos de nosso curso) que levava nossa comida (temos re-supplies a cada 8 dias, para não carregarmos comida para um mès inteiro na mochila), ele era nosso último contato com a civilização, ele é excepcional, levou sorvete para o grupo de surpresa, mas totalmente desinformado sobre a World Cup!.. o que me deixava muito ansiosa para saber os resultados do Brasil nos jogos. http://blog.blueiceaviation.com/photo-of-the-day-nols-akw-2-hiking-through-th

e infos sobre o próximo lugar: Wrangell Mountains
http://www.wrangell.com/index.html

beijos!!!
Nana

Um comentário:

  1. Nana, eu simplesmente amo ler sobre suas "aventuras",por alguns instantes, consigo me teletransportar e me imaginar nesse cenário também rsrsrs!!Como deve ser lindo de verdade! Sabe, realmente sinto muito orgulho por toda sua história,a realização de seus sonhos e ideais, por você (literalmente)ter ido tão longe!Se vovô Dadá já se orgulhava tanto por vc saber dirigir pra todo lugar em JP, imagina como ele se sentiria agora kkkkk!Estamos todos com uma imeeeensa saudade! Beijão

    ResponderExcluir