segunda-feira, 2 de maio de 2011

Enquanto o Papa João Paulo II era beatificado, matavam Osama Bin Laden...


O papa Bento XVI proclamou ontem beato o seu antecessor, o papa João Paulo II, em uma cerimônia na praça São Pedro que contou com mais de um milhão de fiéis. Eu tive a curiosidade de saber a diferença entre o processo de beatificação e o de canonização; pelo que entendi, a beatificação é uma etapa do processo de canonização, a igreja reconhece que o beato (ou bem-aventurado) é alguém que viveu as virtudes cristãs em grau heróico, mas para ser canonizado precisa de uma série de milagres devidamente reconhecidos. Uma outra diferença é que a veneração ao beato pode ser realizado apenas de forma regional, no lugar onde ele viveu ou nasceu, enquanto que o santo pode ser reverenciado no mundo inteiro. De toda forma, no caso de João Paulo II, por se tratar de uma personalidade tão querida e conhecida em inúmeros países, acho que desde já será venerado como um santo. O dia escolhido para sua veneração foi 22 de outubro, dia da primeira missa do seu pontificado. Na minha singela opinião, um título mais que merecido para um lindo homem que viveu sua santidade ainda em vida, um dos líderes mais influentes do século XX que soube com muita sabedoria expandir e difundir o cristianismo, sem nunca perder a humildade que a grandiosidade de sua missão exigia.



Enquanto isso, em algum lugar do Paquistão, uma equipe especializada das forças americanas executava uma operação mais que sigilosa para, enfim, matar o seu algoz - considerado o mentor do ataque de 11 de setembro. Dez anos depois da tragédia, os americanos comemoram a justiça que foi feita. 

2 comentários:

  1. Meu Deus, eu fico tão impressionada com essas notícias de terrorismo, guerra, perseguição, morte. Do que vale uma vida, se você tem que se esconder? De que vale ser rico, se não se tem liberdade pra gastar? De que vale uma religião, se não se deseja, somente, amar e fazer o bem? Deus proteja a humanidade, Deus proteja os nossos filhos. Deus proteja a Terra.

    ResponderExcluir
  2. E que João Paulo II interceda por nós.

    ResponderExcluir