segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

João na escola


Hoje foi o primeiro dia de aula de João, e eu confesso que estava com o coração meio apertado; não pela situação em si, mas pelo fato de constatar que seria a última vez que eu estava levando um filho para o seu primeiro dia de aula. Fiquei com banzo, lembrando da primeira vez dos outros dois: Pedro chorou um pouco, ficou manhoso me chamando, e eu olhando tudo escondida em um canto, e Clara se despediu de mim na porta da sala sem deixar que eu sequer entrasse. João não teve nenhuma das duas reações, ficou entre esses extremos, de vez em quando me procurava e vinha sentar no colo e em outros momentos nem lembrava que eu estava ali, entretido com os colegas e as tias. Nem gostou demais nem desgostou, sorriu pouco, falou pouco, estava visivelmente desconfiado. Não há motivos para cantar vitórias nem tampouco para ficar preocupada, só esperar por um dia depois do outro. A sensação que dá é que hoje começa a acabar a fase do meu último bebê, a última chance de curtir tantos momentos gostosos próprios dessa idade, em que eles deixam de ser bebês e começam a virar menininhos. Mas aí eu me lembro que cada fase tem suas delícias e suas agruras, e que sempre haverão outros encantos e diferentes alegrias. Só que às vezes dá uma vontade enorme de poder congelá-los no tempo e fazer com que parem de crescer... Ou que cresçam bem devagarinho, que nos deem mais tempo para pegá-los no colo e enchê-los de beijos.

3 comentários:

  1. Meus Deus, que lindo esse meu afilhado...!!! Essa nova fase de João, Dudu, Isabela e Tontom, devem ser muito especiais para essas mães tão corujas e companheiras.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Guga querida, a sua experiência torna esse momento de sua vida ainda mais especial. A minha inexperiência torna o momento, embora especial, um pouco angustiante. Isabela ainda está se adaptando à escola e eu estou me acostumando à ideia de que cada criança tem seu tempo. Na verdade, devo estar me acostumando com o fato dela estar virando uma menininha, tendo vida propria, extramuros e longe de mim...
    Com certeza, uma fase linda, cheia de delícias e que eu quero aproveitar ao máximo... guardar dentro do coração...

    ResponderExcluir
  3. Guga, Eva tb começou a aula. Vou postar aqui as fotos.
    Fiquei feliz pois Laura me falou que o Victor está na sala do João, muito legal!!!!!

    ResponderExcluir