quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A verdade nossa de cada dia

Outro dia escutei esta frase, e ela não saiu mais da minha cabeça: se nós realmente falássemos a verdade o tempo inteiro, não teríamos ninguém por perto. E eu fiquei pensando em um filme bobo e muito engraçado, que já assisti várias vezes, "O Mentiroso". E se por um dia apenas,  nós fôssemos obrigados a falar somente a verdade, sem filtrar nossos pensamentos, sem dosar nossas palavras?! Acho que a maioria de nós ficaria em casa e evitaria encontrar com um monte de gente, para não correr o risco de perder o emprego, armar um verdadeiro barraco ou criar muitas inimizades rsrs.


Conheço pessoas que se gabam de falar sempre a verdade, doa a quem doer, e eu acho isso muito perigoso. Primeiro porque as nossas verdades são sempre parciais, dizem respeito ao nosso modo de ver as coisas, não correspondem, portanto, à verdade absoluta. Quando se fala que a Verdade liberta, está se falando de Deus! As nossas verdades, muitas vezes, fazem o oposto, condenam, esmagam e magoam os outros. Além disso, quem é que pode se dizer dono dela? Somos todos iguais, estamos no mesmo patamar, somos todos formados de inúmeros defeitos e falhas, envoltos por boas intenções e sentimentos louváveis. A diferença consiste apenas em que uns tem mais recheio , e outros, mais cobertura.


No entanto, a sinceridade é necessária em qualquer relação humana, a começar, a sinceridade consigo mesma, de nos encararmos tal como somos, de assumir o que gostamos e o que queremos. Mas afinal, somos sinceros ou mentirosos?! Acho que somos como anúncios de automóveis em venda: Vendo este carro, único dono, ótimo estado de conservação, completo de tudo, 30.000 km. Não foi dito no anúncio, mas está nas entrelinhas que o carro deve ter algum amassão que foi consertado, alguma mancha no banco, que não possui airbag e não tem câmbio automático, etc. Nem tudo precisa ser explicitamente revelado, funciona assim. E aí, vai levar ou não ?! O problema está nas pessoas que realmente fazem uso da propaganda enganosa, anunciam o que nunca foram nem estão dispostas a se tornarem. Quando isso acontece, o que fazer? A quem podemos reclamar? Acho que, nesse caso, o Procon nada pode resolver!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário