quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tréplica do Refletindo...

Primeiro, queria dizer que isto era um comentário que virou post. Ri muito com a sua réplica, painho, ao post Refletindo... O trecho que eu coloquei é do livro de Elizabeth Gilbert, "Eat,Pray,Love", best-seller que se tornou conhecido no mundo inteiro, ainda mais depois do filme estrelado por Julia Roberts.
É claramente inspirado nos ensinamentos de Jesus, que aparece muitas vezes na Bíblia, como em Gênesis, quando Jesus fala a Abraão, "Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bençãos." ou ainda no evangelho de Lucas, quando Jesus diz: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga." E em tantas outras passagens da Bíblia.
Na verdade, acho que vc se irritou tanto porque reconheceu nas palavras dela algo parecido com Paulo Coelho - que vc tanto desgosta - e, na verdade, acho que esses autores muitas vezes fazem isso mesmo: utilizam-se de tudo o que foi dito por Jesus, da Verdade Suprema e fazem das palavras Dele, as suas palavras. Mas no fundo confesso que não acho a idéia tão desviada assim, já que também serve ao propósito de levar a mensagem central (de amor) a muitas pessoas que normalmente não abririam a Bíblia, iriam a uma missa ou ouviriam uma pregação.
Só acho perigoso a idéia da maioria das pessoas não procurarem ir beber direto da fonte, ou seja, viverem na superficialidade da interpretação/distorção dos outros e não buscarem o próprio Deus, não descobrirem essa verdade, essa "lei do amor" que já está impressa em todos nós, desde que nascemos e não se afastará de nós jamais.

2 comentários:

  1. Confesso que me senti a mais leiga de todas as leigas ao ver a réplica do comentário. Não sou uma exímia conhecedora dos textos bíblicos e apesar de ter lido o livro da autora citada e assistido ao filme, não recordava a passagem mencionada. Porém – e se me permitem o breve comentário – ainda assim gosto da maneira inspiradora como ele foi colocado, da leveza com que as palavras foram ditas, diferentes de alguns textos bíblicos que para grande maioria parece difícil, complicado. Concordo com o fato de que devemos beber da fonte, ainda mais se tratando da palavra de Deus, mas será que todos aqueles que se atrevem a ler, o compreendem? Além do mais, quem de nós por várias vezes, não tomamos como nossas, as interpretações que fazemos de pensamentos de outrem, das leituras que acumulamos ao longo de nossas vidas, e que somando a tudo aquilo que vivemos tornam-se também nossas ideias, nossas filosofias de vida e assim a repassamos como nossas. Quem de nós é livre de influências, ainda mais quando se trata de ensinamentos sobre amor, sobre perdão, sobre como encarar a vida e seus diversos desafios?
    Devo deixar claro, que o meu comentário não tem intenção de ser uma contribuição, mas apenas e simplesmente um comentário. Gosto deste blog pela maneira como ele é escrito, pela forma como é conduzido, pelas ideias que ele traz de família, de amizade, pela descontração e originalidade. As visitas que faço aqui me enriquecem de alguma forma e me despertam para algo novo sempre.
    Abraços
    Leyanne Freitas
    http://acucareafetoley.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ley, demorei tanto pra responder ao seu comentário, porque na verdade já tinha respondido em um texto enorme e na hora que ia postar, a conexão caiu; sabe quando isso acontece e vc sente que todo seu empenho foi em vão?! Aí simplesmente esqueci de te escrever, mas eu só queria mesmo te dizer como sua participação é importante para o nosso blog, como sua resposta levantou aspectos verdadeiros e relevantes sobre o assunto, que eu não havia pensado antes, isso é que é legal, a oportunidade de sempre ver as coisas sob uma nova forma, no mínimo, diferente da sua. Pra terminar, só queria dizer que ninguém precisa ser erudito ou intelectual pra entender o que Deus quer nos falar, porque ele sempre encontra um jeito de se fazer entender! Obrigada mais uma vez pela valorosa contribuição. Beijos, Guga

    ResponderExcluir