sexta-feira, 3 de julho de 2009

Absolutamente (des)necessário

100 Coisas para Viver

Em um dia aparentemente corriqueiro, Dave Bruno sentiu- se sufocado com a quantidade absurda de coisas que viu ao seu redor. O americano se deu conta de que andava invertendo valores: amava as coisas e usava as pessoas. Para lutar contra o consumismo, propôs a si mesmo um desafio batizado de The 100 Thing Challenge (O Desafio das 100 Coisas): até 12 de novembro, deve concluir uma lista com os 100 objetos pessoais que considera indispensáveis. A partir daí, passará um ano vivendo com esse número de pertences. Claro que há algumas regras: tudo que é compartilhado em família não foi incluído na conta, assim como artigos de grande valor afetivo, teoricamente dignos de serem levados por uma vida inteira pela sensação nostálgica que oferecem, como a Bíblia usada pelo avô durante a guerra. Em seu blog, sucesso na web, o empresário mantém um registro sobre o passo-a-passo do desapego: aos poucos, a lista do que irá permanecer diminui, enquanto cresce o que será vendido, doado ou jogado fora. Como todos nós, abrir mão de bens materiais é encarado como um sacrifício que Bruno vivencia a duras penas. E esta é a parte mais desafiadora de sua proposta: reavaliar seus conceitos sobre conforto e necessidade. Desde então, economizou tempo, dinheiro e energia, dando importância ao que realmente vale a pena. Através de um esforço realista e voluntário, tem mostrado que podemos, sim, simplificar desordem, padrões, desejos e excessos sem que isso resulte em infelicidade.

(Revista Vida Simples - edição setembro/2008)


Há muito tempo atrás, conversava com Biba sobre o fato de que a gente não precisa de muito para viver bem, para viver feliz e que, pelo contrário, o excesso de consumismo atualmente acaba deixando todos meio que infelizes e insatisfeitos, nunca temos o bastante ou o mais novo, sempre queremos comprar alguma coisa. O cidadão da reportagem acima realmente "enxugou" seus pertences e topou viver por um ano com as suas 100 coisas imprescindíveis, vcs podem acompanhar essa história pelo blog dele, segue o link: http://www.guynameddave.com/100-thing-challenge.html .

Fiquei curiosa para saber as 10 coisas que vocês não conseguiriam abrir mão para viver, excetuando todo o básico para a sobrevivência - aí já surge um problema: o que é básico para um pode ser o supérfluo de outro! Podem colocar suas listas nos comentários.

Minha lista: 1. Lentes de contato; 2. telefone; 3. computador(internet); 4.câmera fotográfica; 5.óculos de sol; 6. chuveiro elétrico; 7.papel; 8.caneta; 9.lençol (o que nos cobre, não o de forrar a cama); 10. bolsa.




3 comentários:

  1. Guga, impossível não "clonar" sua lista, com algumas alterações: 1. computador; 2. câmera CARREGADA (pra não acontecer como aquele dia, né, Guga...); 3. lápis, muitos, grafite e de cor; 4. Bloco de notas; 5. Case de Cd´s; 6. Bolsa com tudo dentro, chaves, maquilagem, etc.; 7.Chuveiro elétrico; 8.Carro; 9. Lençol também, só durmo coberta; 10. Livro.
    PS.: Telefone, óculos de sol e de grau são itens dispensáveis, já que vivo esquecendo em casa ou nos cantos...

    ResponderExcluir
  2. Minha máquina de costura,minha piranha de cabelo,maq fotográfica,computador,celular,televisão,edredon(n serve lençol)....e acho que só...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. mochila grande; mochila pequena, cordas de escalada, equipamento de escalada, sapatilha de escalada, capacete!!, duas calças, saco de dormir, isolante, barraca, fogareiro, capa de chuva, 2 casacos de frio, 2 camisetas dry system, um tênis de caminhada, lentes de contato, frutas e verduras,.. pronto! :)

    ResponderExcluir