terça-feira, 14 de julho de 2009

Le 14 juillet

Em 14 de julho de 1789, o povo de Paris se revoltou contra o regime monárquico e invadiu e derrubou a Bastilha, fortaleza que era símbolo do Absolutismo francês, pra quem se lembra das aulas de História, esse fato marca o início da Revolução Francesa - liberté, igualité, fraternité!!!




No ano de 1928, em 14 de julho, nasceu o lendário guerrilheiro Ernesto Che Guevara. Nesse mesmo dia do ano de 1982, o exército argentino se rendia, pondo fim à guerra com o Reino Unido pelas Ilhas Malvinas; em 1990, Mijail Gorbachov é eleito líder do novo secretariado do Partido Comunista da URSS. Em 14 de julho de 1998, morreu o criador da maior rede de restaurantes do mundo, Richard McDonald.





Antes disso, na década de 40, também em um 14 de julho, nasceu meu pai e não sei ao certo por que sempre achei que ele tinha esse espírito "14 juillet", meio impregnado por um idealismo e uma convicção que já não se vê hoje em dia; disposto também a insuflar uma revolução, no seu caso, cultural, de pensamentos, com suas idéias, livros e músicas libertadoras, desafiadoras da opinião geral, da mesmice comum. Herdei dele a paixão pelas palavras, a alvura da pele, o apreço por Drummond, por Jobim; os olhos míopes, o interesse em aprender sempre mais e muitas outras aptidões, defeitos e características cotidianamente transmitidos. A ele, proclamo hoje meu amor e minha admiração incondicionais de filha.



Há cerca de cinco anos, tornei-me amiga de Priscilla, outra aniversariante deste dia, que também carrega consigo esta índole guerreira, uma verdadeira mãe de família, leoa de seus quatro filhotes, artesã por excelência, uma mulher trabalhadora, criativa e dedicada, uma amiga leal.




Parabéns a eles e que venham outros tantos (e memoráveis) quatorzes de julho!!

3 comentários:

  1. Hoje também é o "mês"versário do meu filho, 9 meses! Como passou rápido! Assim, parabéns a todos os aniversariantes e ao "mês"versariante. Ao maior apreciador de bolachas-peteca do mundo e fã de Maria Cabeleireira, o melhor dia de todos. À Priscila, muitos beijos e que Deus lhe conceda ainda mais criatividade e proteja sua família tão linda. Eu e Tiago somos fãs de Bruno. Felicidade a todos.

    ResponderExcluir
  2. Guga, ter como presente de aniversário este post certamente já vale milhões para Dr Candeia e para Pri. Eu peço perdão por ter passado batido por tal data, mas espero que ambos recebam, ainda em tempo, os meus votos de muitos anos de vida, sempre na melhor qualidade, com tudo que houver de melhor em suas vidas. são,certamente, merecedores !!
    P.S.: Acho que este mês de julho é um dos campeóes de aniversários dos blogueiros, nao ??

    ResponderExcluir
  3. Gente!!!!
    Não sei o que aconteceu....Postei ontem assim que li um comentario sobre esse post lindo..Mas n está mais aqui..
    Bom era pra agradecer, dizer que fiquei super emocionada.Já n me lembro de todas as palavras , mas Guga, vc é uma amiga muito espcial, n é a toa que escolhi pra ser madrinha da minha filhota Helena.Um grande beijo de uma amiga que te Adora!
    Pri

    ResponderExcluir