domingo, 19 de julho de 2009

Dia Internacional da Amizade

Como a maioria de vocês já sabe, amanhã se comemora o Dia da Amizade - data especialíssima, que não poderia passar em branco neste blog! Afinal de contas, é disso que o nosso blog fala: de amizade, de amor, de compartilhar, multiplicar, de fraternidade, entendimento e acolhimento. Hoje fui remexer nas minhas caixas de recordações em busca de fotos antigas e encontrei muitas das cartas trocadas durante nossa adolescência. Eu ri tanto que até chorei de felicidade/de saudade. É incrível como o tempo passa rápido e como já passamos por tanta coisa juntas! Esse post, então, é para celebrar todas as amizades - antigas, do trabalho, da época do colégio ou da universidade, novas, da academia, do prédio, da vizinhança, da infância, virtuais, ocasionais, entre irmãs, cunhadas, tias ou sobrinhas...




Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações. (Vinícius de Moraes)

Desejo a você...

Fruto do mato, cheiro de jardim, namoro no portão, domingo sem chuva, segunda sem mau humor, sábado com seu amor, filme do Carlitos, chope com amigos, crônica de Rubem Braga, viver sem inimigos, filme antigo na TV, ter uma pessoa especial e que ela goste de você.
Música de Tom com letra de Chico, frango caipira em pensão do interior, ouvir uma palavra amável, ter uma surpresa agradável, ver a banda passar.
Noite de lua cheia, rever uma velha amizade, ter fé em Deus... Não ter que ouvir a palavra não nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança, ouvir canto de passarinho, sarar de resfriado, escrever um poema de amor, que nunca será rasgado.
Formar um par ideal, tomar banho de cachoeira, pegar um bronzeado legal, aprender uma nova canção... Esperar alguém na estação.
Queijo com goiabada, pôr-do-sol na roça... Uma festa, um violão, uma seresta. Recordar um amor antigo, ter um ombro sempre amigo, bater palmas de alegria.
Uma tarde amena, calçar um velho chinelo, sentar numa velha poltrona, tocar violão para alguém, ouvir a chuva no telhado, vinho branco, Bolero de Ravel e ...
...muito carinho meu.
(Carlos Drummond de Andrade)

5 comentários:

  1. Nunca sei desse dias comemorativos menos comuns....MAs realmente vale a pena ser comemorado. E nos fazer lembrar o valor das amizades, fazer com que elas durem para sempre...E fiquem nas nossas memórias, para que sejam passadas de mãe para filhos, e que sejam lembradas por eles também!
    Feliz dia da amizade também!

    ResponderExcluir
  2. Queridas,

    Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer todos os participantes deste blog, mas acredito que já conheço a grande maioria...
    Bem, foi um gande desafio ter abandonado tudo e todos em Sampa em prol de viver ao lado do meu grande amor. Todos os dias eu rezo pedindo a Deus muito força, calma, sabedoria e paciência, para que um dia eu me sinta realmente em casa.
    Ele já me atendeu em diversos aspectos, me enviou uma grande companheira, minha filha Mariana e várias sementinhas de amizade, que são vcs!!! Hoje eu me sinto mais segura, mas é claro, sabendo que ainda tenho um longo caminho a percorrer....

    Feliz dia dos amigos!!!

    beijos,

    Gi.

    ResponderExcluir
  3. Guga, também tive vontade de chorar lendo esse post. E com o comentário de Gi.

    Primeiro, o seu post: como é emocionante partilhar uma vida com vocês. Acho que eu senti essa emoção ampliada quando fiz aquele vídeo do Natal e mexi nas fotos de vocês tão pequeninas - exatamente como Luiz Eduardo, João e Isabela. Rê com Dr. Irazê no Poço, desde sempre, Deda com Hugo tocando sanfona, Valéria com André e você no Cristo Rei, vestida de portuguesa, com certeza! rs

    Chorei tanto catalogando as fotos e percebi que, em um dado momento, todas nos cruzamos numa teia invisível, a que chamo de milagre.

    É claro que isso inclui Tatiana, Waleska, Mirella, Nana, Priscilla, Dani, Gisela, tantas outras pessoas que permanecem sob esse manto de proteção que construímos ao longo desses anos, que não são poucos.

    Acho que eu tenho minhas esquisitices, minhas dificuldades de interação em alguns momentos, mas nunca duvidem da felicidade extrema que é contar com todas, a quem considero meia-irmãs.

    A quanto a vc, Gi, sei exatamente como se sente por ter Tiago em casa - e olhe que acho que um homem tem uma visão mais objetiva de vida e enfrenta esse novo horizonte de uma forma menos doída, digamos. Mas Tiago sofre muito com essas novidades todas - porque ainda são novidades. Mas, não canso de repetir que pra mim, não é como se você tivesse chegado, é como se tivesse retornado a um lugar que lhe pertence.

    Beijos em todas e Feliz Dia da Amizade.

    PS.: Amo esse programa, mas fico com tanta vontade de ver as fotos maiores...

    ResponderExcluir
  4. Ontem quando procurava as fotos, li várias cartas e bilhetes de tempos remotos, tinha uma carta de Iluska, depois de ter passado o São João conosco em Bananeiras, e ela dizia que tinha adorado nos conhecer e que havia achado a nossa amizade uma coisa mística, uma ligação muito profunda.Talvez o universo tenha mesmo conspirado ao nosso favor, o fato é que hoje cada uma de vcs faz parte da minha vida, influencia minha personalidade e meu jeito de ser de alguma forma.Juntas somos praticamente uma entidade, "uma associação juridicamente constituída para um determinado fim".Beijos

    ResponderExcluir
  5. Guga, tem como você mandar por e-mail estas montagens de fotos para eu salvar em meu computador ? Ficaram lindas !
    Beijos

    ResponderExcluir