terça-feira, 2 de março de 2010

Até as baleias tem uma segunda chance...




A baleia Tilikum em uma foto tirada por mim, no ano passado.


Descobri neste domingo, quando assistia ao Fantástico, que a baleia Tilikum que causou a morte da treinadora no Sea World é na verdade a Shamu, ou seja, a principal atração do parque. É a maior orca que eles tem, a mais bem treinada e a única com que os treinadores não podiam entrar na água, devido ao seu envolvimento anterior na morte de outras duas pessoas. Para quem já viu a apresentação, deve se lembrar que primeiro entram duas ou três baleias menores que fazem todas aquelas acrobacias e depois entra a Shamu, a estrela do show que realmente deixa todos boquiabertos e que levanta o estádio com uma saudação coreografada, seus truques e banhos de água salgada.




As baleias menores com os treinadores.


Segundo o diretor do parque, as imagens das câmeras que ficam dentro do tanque foram analisadas pelos investigadores e especialistas. Ele disse que a treinadora não infringiu nenhuma norma no trato com o animal e que Tilikum não sairá do parque e não deixará de fazer apresentações. (A baleia em questão é um macho reprodutor que já rendeu 13 filhotes, cada um avaliado em 4 milhões de dólares). Um biólogo americano que também analisou os vídeos disse que a baleia não agiu de forma agressiva, mas quis apenas continuar a brincadeira que fazia com a treinadora segundos antes de puxá-la para o tanque.


Hoje já foi confirmada a notícia de que os shows com as baleias que estavam suspensos desde o incidente vão voltar a acontecer normalmente a partir deste sábado, inclusive com Tilikum/Shamu, mas os treinadores não podem entrar na água com nenhum dos animais até que as investigações sejam finalizadas. Alguém tem dúvida de que Shamu vai continuar a fazer o sucesso de sempre?!!!

Pedro e Clara em uma foto concorrida com a Shamu de pelúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário