quinta-feira, 11 de março de 2010

Vacinação para gripe suína - por Simone Tinti e Thais Lazzeri, revista Crescer

Gripe suína: vacina vai chegar nas clínicas particulares só em abril. Na rede pública, a campanha já começou. Veja como vai funcionar o esquema de vacinação e o que fazer se você e o seu filho não fizerem parte do grupo que vai receber a vacina gratuitamente

A vacina contra a gripe suína na rede privada não deve chegar às clínicas de vacinação antes de abril. Se seu filho tem até 2 anos, dê a vacina no posto de saúde. Se ele tem entre 3 a 19 anos, você vai precisar esperar, sim. Uma das maneiras de proteger seu filho indiretamente é você tomar a vacina – se tiver entre 20 a 39 anos, possuir doença crônica (uma das listadas pelos Ministério da Saúde) ou estiver no grupo dos idosos. Isso se chama efeito rebanho: a criança não estar vacinada mas, como as pessoas que vivem com ela estão, ela acaba sendo protegida também.

O atraso, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi causado porque os laboratórios ainda não enviaram à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos um documento solicitando a taxação do produto (ou seja, quanto ele vai custar). O único que recebeu liberação para vender para a rede privada foi a Sanofi Pasteur. CRESCER entrou em contato com o laboratório. Eles responderam que “toda a prioridade da Sanofi Pasteur foi atender à demanda do setor público (no caso, o Instituto Butantã) pela vacina H1N1. No momento, a empresa também está trabalhando para trazer a vacina trivalente, com o H1N1, para atender a demanda do mercado privado, que deve chegar ao Brasil no final de abril”. A empresa disse também que está preparando um dossiê com a atualização das três novas cepas incorporadas à vacina (os novos sorotipos que protegem contra o H1N1) para entregar à Anvisa – seria uma exigência e é um procedimento comum. A Anvisa não confirmou a informação.

Como vai funcionar a vacinação
Gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos vão começar a ser vacinadas em 22 de março. A expectativa é imunizar 62 milhões de pessoas e, assim, reduzir o número de casos graves da doença - o ministério vai comprar mais 30 milhões de doses para vacinar esse novo grupo (adultos de 30 a 39 anos). As crianças vão tomar duas meia-doses, com intervalo de 21 dias entre elas (na primeira, o organismo começa a fabricar anticorpos e, na segunda, age como reforço), e as gestantes, uma dose, apenas, em qualquer período da gravidez.

A Sociedade Brasileira de Pediatria, que segue a Academia Americana, recomenda que crianças até 5 anos sejam vacinadas. Os médicos afirmam que as maiores de 6 também deveriam receber a proteção, bem como os adultos e cuidadores. Quem puder pagar pela dose, que estará disponível na rede privada por cerca de R$ 60 cada (é uma estimativa, o valor final não foi definido), deve, sim, vacinar o filho. A única restrição à vacina é para quem tem alergia muito grave a ovo.

A vacinação será dividida em quatro etapas e acontecerá ao mesmo tempo em todo o país (26 Estados e o Distrito Federal). Você pode conferir cada grupo abaixo. O objetivo do Ministério é terminar a vacinação ainda antes do início do inverno no país, quando é registrado o maior número de casos de gripe.

Etapas de vacinação

Primeira etapa, de 8 a 19 de março
Índios e profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, recepcionistas e pessoal de limpeza e segurança dos hospitais, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.

Segunda etapa, de 22 de março e 2 de abril
- Grávidas: em qualquer período de gestação serão imunizadas nesta etapa, mas também poderão tomar a vacina em qualquer outro período;

- Crianças de seis meses a dois anos. Elas devem receber meia dose da vacina e, 21 dias depois, a outra meia dose.

Outras pessoas que serão atendidas nesta fase são os doentes crônicos (exceto idosos, que serão chamados em outra etapa) como os portadores de problemas do coração, pulmão, fígado, rins e sangue, diabéticos, asmáticos, e obesos grau 3 (os antigos obesos mórbidos), entre outros. Confira a tabela completa abaixo.

• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);

• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);

• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);

• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Terceira etapa, de 5 a 23 de abril
Adultos de 20 a 29 anos

Quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio
Vai coincidir com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum e será apenas para idosos.

Quinta etapa, de 10 a 21 de maio
Adultos de 30 a 39 anos

O Ministério da Saúde criou um sistema para avisar os cidadãos por e-mail sobre a data da vacinação contra gripe suína. Se você quiser receber o aviso, cadastre-se no site da instituição (www.saude.gov.br) a partir do dia 8 de março, quando começa a campanha de imunização. O Ministério da Saúde criou um sistema para avisar os cidadãos por e-mail sobre a data da vacinação contra gripe suína. Se você quiser receber o aviso, cadastre-se no site da instituição (www.saude.gov.br) a partir do dia 8 de março, quando começa a campanha de imunização.

Novas regras para o Oseltamivir (Tamiflu)
A partir deste ano, você poderá comprar o Oseltamivir (Tamiflu) na rede pública de saúde desde que apresente a receita médica - que terá validade de cinco dias e ficará retida na farmácia. O medicamento também será distribuído gratuitamente em postos e hospitais definidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde e nas 560 unidades do programa Farmácia Popular.

3 comentários:

  1. Guga, o pediatra de Joao recomenda a vacina ? Precisa também dar a Influenza, ou só a da Gripe A ?

    ResponderExcluir
  2. Ele recomendou sim para João, Rê, mas não falou nada sobre a da gripe comum. Clarinha não está enquadrada no grupo de risco para receber a vacina gratuitamente, mas ele falou para vaciná-la em uma clínica particular.

    ResponderExcluir
  3. Mas a de João você vai dar em clínica particular ou no posto ? Me disseram que nas particulares vai ter uma só vacina para os dois tipos de gripe...

    ResponderExcluir