terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Entre os Cerros de Patagonia

Por do Sol no Cerro Aguila

Estou aqui em Coyhaique, Region de Aysen, Patagonia Chilena. Aqui fica a NOLS (Chile). Acabo de vim do campo (campo = trabalho). Para quem não sabe a NOLS (National Outdoor Leadership School) trabalha com grupos de jovens (na grande maioria, americanos), o desenvolvimento liderança. É uma escola super renomada nos USA e por todo o mundo. Então com foco no desenvolvimento de liderança, a escola formata diferentes cursos, com diferentes tempos de duração e em diferentes localidades (geralmente em lugares inóspitos e incrivelmente lindos!!!). Bom, me tornei instrutora desta escola ano passado e minha habilidade (ou seja, meus technical skills) são hiking (caminhada ) e rock climbing (escalada em rocha). Isto significa que posso trabalhar com cursos que envolvam estas duas técnicas. Aqui na Patagonia tem muitos cursos acontecendo: Sea Kayaking (canoagem oceânica), Mountaineeiring (Montanhismo), Hiking (caminhada), Rock Climbing (escalada), cursos só para chilenos, cursos para formar educadores... enfim, tudo acontece em formatos de expedição (saindo de um ponto a outro cada dia e levando consigo tudo o que necessita), exceto o Rock Camp, tipo de curso que trabalhei este último mês.

Trabalhar com Rock Climbing, na maioria das vezes, significa não sair do mesmo acampamento, ficar em uma base. Porque temos , por exemplo, as montanhas ao nosso redor e ali ensinamos todo o currículo referente a Escalada, procedimentos de resgate, Manejo de Risco e Liderança.

Foi muito bom ter esta oportunidade depois de minha experiencia aqui com a picada de aranha. Tudo acontece de uma maneira bem mais tranquila, se chove, você não tem que caminhar quilometros e quilometros com chuva, vai para a barraca e espera passar. rsrsrs :)

Se tá muito vento e muito perigoso para escalar, desce e vai para o acampamento,.. tudo muito mais "boa vida".. e estava precisando desta molezinha para me recuperar.. Além do mais ensinar liderança para gringos tendo a escalada como pano de fundo, foi uma das melhores experiencias que tive com a escola.

Então compartilho com vocês o cenário desta experiencia, um lugar lindíssimo que a NOLS (desde ano passado) está desenvolvendo, ou seja, ainda tem muita pedra para cair e muito manejo de risco o tempo todo. Chama-se Cerro Aguila (que não tem forma de Águia, acho que porque todos os dias vemos águias voando).

Eu e mais um outro instrutor brasileiro, estivemos lá este últmo fim-de semana e abrimos outras vias de escalada, um trabalho de muita concentração, disposição e paciência. Trabalhamos juntos no primeiro curso e vimos que precisariamos de mais vias longas para o proximo curso que começa nesta próxima sexta com um outro grupo, então, conseguimos um trabalhinho extra (ganhando um pouquinho mais indo lá abrir novas vias!).

Depois disso, fomos tentar fazer uma escalada no Cerro Palo, uma montanha LINDA que tem perto, fomos: Marcelo (chileno), Dálio (brasileiro), Dane (americano) e eu.
Não escalamos a montanha toda, estava já meio tarde para subir o retso e descer tudo até o carro. Mas, foi um dia muito divertido, perfeito clima (depois de uma temporada terrivel de mau tempo), saímos às 03 da manhã e caminhamos umas 4 horas e escalamos mais umas 2 horas, tentamos aproximar-nos da proxima etapa da escalada, mas não foi desta vez, tinha muita gente e muitas variaveis envolvidas, depois voltamos tudo .. valeu muito!!.. agora cansadíssima do meu "dia de folga"!.. :)

Começando os preparativos do segundo curso aqui.. que vai ate 08 de março.
Desejo muitas alegrias, conquistas, felicidade para todos!.. Muito bom estar nas montanhas, estar bem, feliz e com Deus!

beijos
Nana
Eu abrindo uma nova via de escalada " Lucy in the sky with Diamonds" - em homenagem à irmã de uma aluna que faleceu quando ela estava fazendo o curso conosco.
Grupo de alunos numa tarde livre no acampamento
Durante as aulas no Cerro Aguila, uma sessão de mate, claro!
Vista para a parede El Dorado e lá no final Cerro Castillo





em direção ao Cerro Palo com o dia amanhecendo
Marcelo, Dane, eu e Dálio - e o Cerro Palo atrás.

beijos!

3 comentários:

  1. Lindas fotos, Nana. É sempre bom saber mais do teu trabalho, ter notícias suas e sentir através das tuas palavras sua felicidade e sua paz de espírito. Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  2. As paisagens retratadas são, realmente, lindíssimas. Deve ser inspirador trabalhar em um ambiente deste - e ainda mais cercada de tanta gente diferente e, certamente, interessante. Aproveite bem seus cursos por aí ! Beijos !

    ResponderExcluir
  3. Mary Stuart,

    Que bom ter notícias suas. Fico muito feliz em saber que você está bem e feliz.
    Um beijo grande.
    Saudades,
    Deda.

    ResponderExcluir