sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Maníaca

Os hábitos e as manias que cultivamos são fundamentais para nos particularizar, diferenciar-nos como indivíduos, para tornar verdadeiras as palavras de Drummond que diz que "ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar." Eles nos dão a sensação do conhecido, do sabido, do esperado, proporcionam conforto e segurança, mas também acabam meio que nos aprisionando. De certa forma, empobrecem um pouco a nossa vida, na medida em que nos limitam e não deixam com que nos lancemos ao novo. É por isso que, quando alteramos um hábito (em função de uma viagem, por exemplo), sentimos tanto bem-estar, um prazer em transgredir uma norma que nos foi imposta por nós mesmos.


Embora usemos estas palavras com igual sentido ou em um mesmo contexto, hábitos são diferentes de manias. Hábitos são costumes, nossa maneira usual de ser, enquanto as manias tem um significado negativo, são maus costumes, hábitos prejudiciais, obsessões, excentricidades ou esquisitices.


Eu tenho mania de achar que sei exatamente como as coisas vão acontecer, mania de andar rápido, falar rápido, de fazer as coisas em um ritmo apressado, como se tivesse um horário marcado e já estivesse atrasada. Tenho o hábito de prender os cabelos, tirar cravos do rosto, de dormir sempre virada para o lado de fora da cama e de andar descalça quando estou em casa. Tenho mania de ficar mudando os canais quando assisto televisão, mesmo quando estou vendo alguma coisa que eu gosto, e de comprar coisas aos pares no supermercado. Sou acostumada a dormir com dois travesseiros grandes e dois pequenos e de tomar remédio por minha conta (e risco!). Tenho mania de comer pouco nas refeições, mas de beliscar muito, além de me servir aos pouquinhos, nunca coloco um prato grande; mania de escovar os dentes na frente da televisão, de tirar os óculos depois que já estou cochilando e de dormir com ele embaixo do meu travesseiro (isto é coisa de quem é cega!!).


Tenho o péssimo hábito de quase não beber água e de não me espreguiçar assim que acordo. Tenho a mania de só abastecer o carro quando a luz da reserva acende, de lavar o rosto várias vezes ao dia e de sempre tomar banho quente, até nos dias de calor. Tenho o costume de usar sandálias rasteiras e de sonhar acordada. Tenho mania de hidratação, de não vestir roupa amassada, de jogar sempre os mesmos números na mega-sena e de achar que as pessoas com que não tenho contato há muito tempo, não me reconhecem mais. E pra terminar, tenho uma mania que não quero perder nunca, a de ver as coisas pelo lado positivo, uma atitude otimista perante a vida, um certo jeito Pollyanna de ser; uma crença de que, no final das contas, as coisas sempre dão certo.

3 comentários:

  1. Parece repetitivo ou redundante dizer, mas mais uma vez Guga arrasou em sua postagem. Inspiradíssima !!
    E quanto a manias, a que me lembra mais você, Guga, é esta de sempre passar ferro na roupa. Nunca me esqueço disto !!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ah... deve ser porque eu não tenho este hábito... e tenho que passar para você não reparar !! kkk

    ResponderExcluir