quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Quaresma

Ontem foi o início da quaresma, este período de 40 dias que nos prepara para a Páscoa. É um tempo para reflexão, contrição, oração e caridade; uma oportunidade para passarmos a limpo a nossa própria vida e confrontá-la com a palavra de Deus. Tempo de crescer na fé, de incrementar nossa espiritualidade.
Ontem à noite, fui com mainha, Deda e Biba à missa da Quarta-feira de Cinzas pela primeira vez, muito bonita e muito simbólica na Filhos da Misericórdia - todos são marcados com uma cruz de cinzas pelo padre que nos faz pensar na nossa efemeridade e de quão passageiras são as coisas nesta vida. Para quem não pôde ir, uma lição de casa sugerida pelo padre: faça uma penitência durante esta quaresma, prive-se de alguma coisa que lhe dá muito prazer; escolha um "padrinho" para lhe acompanhar durante este período, pode ser qualquer santo ou anjo e realmente ore com ele todos os dias e, por fim, repouse sua vida e seu coração em Maria, mãe da Divina Misericórdia que dá a todos nós força, consolo e direção.
A partir de hoje e durante toda a quaresma, postarei logo cedo o evangelho do dia para que todos possam se lembrar de guardar um momento do seu dia para a oração.
Palavra de hoje: Lucas 9, 22-25
Para quem quiser ler o evangelho comentado, é só clicar no link abaixo:

http://www.mundocatolico.com.br/Evangelho/evanqi180210.htm

Um comentário:

  1. Adorei a iniciativa, Guga. Todo retiro, toda oportunidade de olhar para dentro de nós não deve ser desperdiçada. Também é hora de olhar para o outro, de ajudar no que for preciso, no alimento, no aconchego, na presença.

    ResponderExcluir