quarta-feira, 31 de março de 2010

Baby Einstein


Marina está com quase dois meses e foi apresentada aos DVDs da Baby Einstein. Assistiu ao Baby Mozart e ao Baby Bach. Pelo grau de atenção dispensado por ela às imagens e ao som, imagino que tenha gostado demais.
Existe uma imensa polêmica em torno desses DVDs e de outros do gênero pelo que percebi. Nos EEUU, a Academia Americana de Pediatria contraindica que crianças com menos de 2 anos assistam televisão. Depois de um estudo provando que os DVDs Baby Einstein não aumentam o desenvolvimento do vocabulário e da memória das crianças, a Disney foi obrigada a devolver o dinheiro de muitos pais enlouquecidos.
Depois de entrar no maravilhoso e complexo mundo dos bebês, tenho a sensação de que é moda, entre os pais americanos, o comportamento extremista. Quanto mais extremista a mãe, mais comprometida com seu filho parece ser. Não sei de que culpa elas querem se libertar com isso.
Qual o problema que existe em se sentar com um bebê no colo enquanto ele ouve músicas de Bach e a voz de sua mãe conversando sobre os bichinhos, cores, bonecos? Não quero delegar aos DVDs a função de educar a minha pequena Marina, de forma alguma. Não quero superestimular minha filha. Quero a tecnologia como aliada, apenas isso.
Apesar de ter opinião formada sobre o assunto, gostaria muito de ouvir as minha amigas e experientes mamães sobre o assunto.
Beijos!

6 comentários:

  1. Com toda certeza, temos de lançar mão das maravilhas tecnológicas que temos hoje. Acho que, mesmo se nós formos contra, não tem jeito, eles são desta era do computador, do celular, mp3, videogames portáteis... eles tem uma curiosidade e uma aptidão inatas para todo e qualquer tipo de tecnologia.Quando eu ia me imaginar aos oito anos lendo normalmente conversas no msn, escrevendo e-mails e respondendo torpedos?!!! Em relação aos dvds infantis, os meus nunca assistiram Baby Einstein (eu acho inclusive bem cool e intelectual), mas já viram tudo quanto é Xuxa Só para Baixinhos, Galinha Pintadinha,filmes da Disney e desenhos animados da Discovery Kids, Cartoon, Nickelodeon...Não tem coisa melhor, gente, não é pra deixar metade do dia plantado em frente a uma TV, mas tem o seu valor porque entretém, estimula e diverte muito a criança!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Guga. Arthur sempre assistitu ao Discovery e aos DVD's da Xuxa só para Baixinhos, este último é o melhor amigo das mamães. As crianças adoram, dançam, se remexem, e dão altas risadas. Até filmava Arthur assistindo, quando ele tinha um aninho, de tão lindo que era.
    Fora isso, tb tenho que admitir que até jornal nacional meus filhos assistem. Pq eu tb sou filha de Deus. As vezes tô doida para assistir e tb quero ficar com eles: ai fico com um olho na TV e o outro no bebê.
    E mais, toda baba põe a criança na frente da TV pq elas adoram assistir vale a pena ver de novo e outras coisas mais.
    Não dar para fugir disso. No stress... Faço o que dá.

    ResponderExcluir
  3. Pela minha pouca experiência no assunto, tenho visto que muitas vezes temos de nos valer destas ajudas tecnológicas. Na hora do aperto mesmo, quando Isabela não quer comer de jeito nenhum, recorremos a "Aline Barros para crianças", que me foi recomendado por uma das meninas na praia (lembram-se ?). É uma maravilha: ela fica hipnotizada pelas musicas evangelicas e abre a boca para qualquer colher. Repito: usamos deste artifício nos casos emergenciais.
    Além disso, já coloquei Xuxa, Patati Patatá, Galinha Pintadinha, mas a atenção dela ainda não é muito grande... só para Aline !! rsrsrs
    Não conheço o Baby Einstein nem o BB Mais, que tb já me foi recomendado, mas vou atraás deles..

    ResponderExcluir
  4. Meninas
    Os meus filhos foram bem diferentes um do outro em relação a atenção a programas, dvds....Pedro adorava os filmes da disney...ficava paralizado com ursinho pooh,mogli,Alice no país das maravilhas....
    Já Sofia, gostava mais dos da Xuxa(só para baixinhos)... Helena...Bem ...Barney, e sinceramente já n me lembro mais além dos da Xuxa tb...
    Antônio ainda n têm muito o hábito, mas tb porque n colocamos tanto pra ele ver...Os normais da tv a cabo ele n se interessa muito.
    Tb n conheço esse que a Mirella cita no post.
    Acho que relaxei um pouco em relação a isso com o Antônio.
    bjs
    Pri

    ResponderExcluir
  5. Puxa, acho que virei gringa extremista. Eu sigo a recomendacao da Academia de Pediatria Americana e nao deixo o Tomas assistir televisao. No maximo alguns minutos no fim de semana, quando o Enrique ve futebol e os dois ficam brincando com a TV ligada. Sempre achamos que ele fica totalmente abobado ohando para a tela. Mas confesso que acho que vou sucumbir logo, logo, porque o nivel de atividade dele esta acabando comigo ;) nao posso mais nem falar um minuto no telefone que ele termina fazendo arte ou com um galo na cabeca.
    Beijos para todas.

    ResponderExcluir
  6. Gringa extremista!!! Adorei!!!

    Mas, Nath, vc segue a recomendação preocupada em deixá-lo gostando muito de TV ou por causa da visão? Ou outra coisa não mencionada?

    ResponderExcluir