terça-feira, 28 de junho de 2011

Intragável Pabulagem

Eu ainda estou estressado e com ódio da mulher que estragou meu shake, minha caminhada e minha noite, por isso estou escrevendo, pra ver se, batendo forte nas teclas do notebook, eu dou uma desestressada...ARGHT!!

Estava eu caminhando com meu amigo Manel, na calçadinha, quando nos veio a brilhante idéia de inovar. Inovar...taí uma coisinha que eu pondero muito antes de fazer, porque muitas vezes dá em merda, em decepção e em arrependimento, além disso eu sou um tantinho conservador nos meus atos. Mas eis que nos degringola na cabeça a idéia de experimentar um shake novo, num outro espaço Herbalife. PRA QUÊ?!

Pois que inovamos e, já no fim da caminhada, paramos num shake que tem lá por perto da orla, no Cabo Branco. Confesso que no começo foi agradável, ambientezinho bacana, pessoas bacanas e o shake delicioso, à altura do que tomo usualmente. Eu até me reencontrei com uma pessoa querida que há muito eu não via, aí dei aquele abraço apertado, meio que nostálgico, mas sincero e acolhedor como outrora. Conversa vai, conversa vem, a pessoa querida vai embora, a gente acaba de tomar o shake, paga, mas, txam-txam, havia entrado no espaço uma mulher magra, alta, de cabelo desgrenhado e de aparelho branco nos dentes e que estava ouvindo as conversas todas: a Sra. CC.

Eu e Manel nos levantamos, abrimos a porta e, por infelicidade tremenda, a Sra. C.C., que até então eu desconhecia completamente, nos aborda e se põe a falar e a conversar. Primeiro eu achei que ela queria ajuda, já que estava perguntando sobre onde nós havíamos estudado, se o colégio era bom, se premiavam os alunos, se tinha simulado, se eu tinha feito o curso de Z. ou de C.V., e o que eu achava disso e daquilo outro. E eu, coitado e ingênuo, achando que ela queria ajuda, então respondi aos questionamentos solicitamente, dando dicas e tudo o mais sobre colégios e cursos. Sim, eu sou uma pessoa prestativa e bondosa...

RAN! Tá bom! A mulher não queria dica porcaria nenhuma! Minha gente, minha gente! Sabe aquelas pessoas que começam uma conversa bem inocentemente, de maneira despretensiosa, mas que, na verdade, elas querem é conduzir a conversa a um ponto específico e, quando chegam àquele ponto específico, elas se desatinam contando toda sorte de pabulagem e vantagem sobre você e sobre o mundo? Pronto, foi o caso dessa criatura! A conversa começou assim: “Vocês estudam onde?”, ela achando que éramos alunos de ensino médio. Aí nós respondemos: “U.F.”, aí ela começou a conduzir a conversa para onde queria: “Sim...mas vocês estudAVAM onde?”...E assim começou a conversa sobre colégios. Daí a um pedaço, entre as dicas sobre colégios e tal, ela começa: “Não, porque meu filho era o melhor aluno do J., aí eu mudei ele pro G. pra ver se ele tinha concorrência, mas ele ainda é o melhor aluno do G., aí eu estou pensando em colocar ele no M.”, “Não, porque meu filho acha que o curso de Z. é sem futuro, afinal ele já lê compulsivamente, acorda pra estudar e dorme estudando, ganhou um prêmio não sei das quantas, acha que o curso de Z. é perda de tempo pra ele, porque ele já sabe tudo”, “Não, porque ele ganha todos os prêmios do G. e tirou em primeiro nos simulados”, “Porque ele fez todas as provas na C.I., o CAE, o CEA, o EAC, o AEC, o c-não-sei-o-quê e passou em todas”, “Não, porque ele faz A.F. e passou do Delf, no Dalf, no Dilf, no Dolf e no Dulf”... Valeu, Playboy! Valeu, fodão! PQP! Intragável Pabulagem!

Sim...Aí depois teve também “Porque meu marido é professor não sei de onde, juiz não sei de quê e ocupa o cargo não sei das quantas”, “e meu outro filho é isso, e o outro é aquilo, e o outro aquilo outro...” PQP DE NOVO! Intragáááável Pabulagem!

Vá lá! É certo que, quando um adolescente anda por vias tortas, todo mundo fala mal e esculhamba, então quando um filho é certinho, é normal e aceitável que a mãe se orgulhe e fique toda pomposa falando do filho, mas havemos que ser razoáveis! Meu povo, vocês não têm noção dessa mulher! Ela não parava de se gabar, tagarelando de maneira infrene...Aquela maga conversadeira! E eu parado, em pé, doido pra ir-me embora, uma mão da cintura e o outro braço esticado, me encostando na porta, respirando fundo e rezando mentalmente “Ave-Marias”, para não esfolar a criatura naquele lugar e hora. Puxa vida! De onde eu tirei o autocontrole eu não sei, mas minha língua coçou pra perguntar: “Mas ele é humilde, minha senhora?”, “Ele vive?”,, “É feliz?”, “Ahhh...E a senhora, hum????????? Faz o quê, em meio a esse povo tão talentoso? PARA DE ATIRAR COM A PÓLVORA ALHEIA, MULHER! VAI ARRUMAR UMA LAVAGEM DE ROUPA, ORA CEBOLA!”

Sinceramente, creio que essa mulher não deve ser convidada pra canto nenhum...ninguém deve agüentar conversar com ela por uma dúzia de minutos que seja! As amigas devem pensar: “Eita...C.C. vai vir?”, “Chamaram C.C., foi? Tsc!”, “Hum...lá vem C.C. com aquelas conversas dela!”. Digam lá: Quem não conhece esse tipinho? Que só faz se gabar e conversar pabulagem? A pessoa assim é lacônica, patética e insuportável: não sabe conversar sobre outra coisa, é risível, porque visível a intenção de aparecer, e insuportável, porque ninguém merece uma pentelha dessas no pé do ouvido!

Acabou minha noite, e o restante da minha caminhada foi moendo, moendo, moendo a chatice, a pentelhice e a patetice do ser! Detesto gente assim! Me irritou profundamente!

Fui paciente e não disse nada, apenas que, se o filho era tão inteligente, que ela não o pusesse em curso de português nenhum, pois não havia necessidade... A braquicéfala obviamente não entendeu a ironia e o ardil e ficou lá, toda serelepe, achando o máximo eu ter dito aquilo, o que aumentou minha raiva, é claro.

Desfecho: acabou que o filhinho caçula dela olhou pra mim e disse, com autoridade real: “Feche a porta, que o ar-condiocionado está saindo!”, no que eu disse: “Eu já ia fechar, pois tenho que voltar à minha caminhada! Prazer em conhecê-la, Carlos Eduardo Gadelha!” Na verdade, eu queria ter fechado a porta na cabeça do pirralho e ter esfolado a tagarela, mas sou um rapaz controlado. E não venham me dizer que nunca tiveram vontade de fazer isso com alguém, ou lhes chamarei hipócritas! AHHHH! Tô p. aqui!

Intragável Pabulagem!

PS: Ela ainda falou, com 5 min que nos conheceu, da fatura do cartão de crédito dela, que veio com não sei quantos livros que ele comprou!

.

Um comentário:

  1. Dudu, esta sendo maravilhoso nos deliciarmos com Seus posts. Continue, por favor, nao deixe de fazer Seus relatos impagaveis.
    Ah, quanto a pessoas como a Sra. CC, tem que respirar fundo, manter a calma e depois rir muito de tudo. Como vc nos proporcionou !

    ResponderExcluir