sábado, 18 de junho de 2011

Nature and the Human Soul

Este é o nome de um dos livros que estou lendo agora. O mais engraçado é que estou lendo 3 livros que falam sobre o assunto "alma". O que, por sinal, é um conceito da psicologia /espiritualidade super envolvente e interessante.
Os livros são: " Soulcraft" - Bill Plotkin; " The Earth Has a Soul" - Carl Jung; e, "Nature and the Human Soul" - Bill Plotkin.

Tem muitos aspectos os quais gostaria de conversar aqui, mas, como estou com pouco tempo agora, vou focar em um aspecto especifico. Lendo o "Nature and the Human Soul" não tem como não lembrar de meus sobrinhos (as) e do crescimento deles enquanto individuos maduros.

Bem, Bill Plokin, é um depth psychologist, PhD, ecopsicologo, guia em areas selvagens, e agente de transformacão cultural. Este livro especificamente trata da relação do desenvolvimento humano individual a partir de uma perspectiva dos ciclos da natureza, seus ritmos e seus padroes. Ela coloca que: não somente o ambiente natural nos fornece alimento, nos veste e nos abriga, mas, sobretudo, nos oferece a comunhao com os misterios sagrados. A natureza nao somente traz inspiracao para nossa musica e arte, mas nos informa e guia cada passo de nossa maturidade, se nos deixarmos que isto aconteca.

" Given that the human soul is the very core of our human nature, we might note that, when we are guided by soul, we are guided by nature. Both soul and greater nature do guide us in our individual development, whether or not we ask for this guidance. But if we know how to listen, we can benefit much more".

Esta é uma perspectiva da psicologia nao somente inovadora e revolucionaria, é sobretudo uma visao atual, focada na potencialidade humana, na criatividade e na nossa co-interdependencia.
Bill Plotkin traz a reflexao de que nos vivemos em um mundo adolescente, e em grande medida, uma adolescencia patologica. Ele fala que nao ha problemas nenhum com a fase da adolescencia (na verdade, a adolescencia é a chave para nos tornarmos humanos na totalidade), o problema é o fato de que nossos recursos culturais terem sido tao degradados atraves de seculos, que a maioria dos humanos - em sociedades "desenvolvidas" - nunca atingiram a fase adulta (adulthood).

" An adolescent world, being unnatural and unbalanced, inevitably spawns a variety of cultural pathologies, resulting in contemporary societies that are materialistic, greed-based (gananciosos), hostilely competitive, violent, racist, sexist, ageist and ultimately self-destructive. People in aduld age are suffering from adolescent pathologies such as: incapacitating social insecurity, identity confusion, extremely low self-esteem, narcissism, materialistic obsession, substance addictions and emotional numbness".

Estes sintomas de uma sociedade pato-adolescente, a qual vemos em todo lugar neste mundo industrializado de hoje, nao estao na raiz de nossa natureza humana, mas, ao inves disso, sao efeito do egocentrismo de nossa humanidade. Os seres humanos se apresentam alienados de sua propria individualidade vital, de suas almas; e a humanidade como um todo, esta amplamente alienada do mundo natural que nos envolve e nos sustem.
A idade adulta nao é atingida quando se completa uma certa idade ou atraves do nascimento e educacao de filhos ou aceitando certas responsabilidades. O adolescente deve se submeter a um processo de iniciacao quer requer a libertacao do que lhe é familiar e confortavel. Atraves desta "aventura" psico-espiritual (que nao vou explicar em detalhes agora, senao nao paro de escrever!), o adolescente rconhece para que ele nasceu, quais "gifts" ele possui para trazer a este mundo, quais as qualidades sagradas que habitam em seu coracao, e como ele deve chegar na sua forma unica de amar e pertencer.
Esta passagem, é uma forma psicologica de morte. Ou seja, algo nao aceitavel e com dificilima tarefa: desapego.

Enfim, para encurtar a descricao deste tema. O autor encontrou em suas pesquisas a interrelacao entre estas tres coisas: uma infancia imersa na natureza; maturidade pessoal; e experiencias psico-espirituais profundas.

Tem muita coisa para falar, mas acho que vou dividindo este tema em capitulos.
A mensagem que quero passar é mesmo o da importancia do contato e relacao que as criancas devem ter com a natureza, com os animais, com as plantas, com o mar, com a floresta. Muito importante para o desenvolvimento da criatividade, espontaneidade e genuinidade. Muito mais importante ainda para, parafraseando Jung, o nao atrofiamento dos nossos instintos.

Bom, estou indo trabalhar por umas 2 semanas e no meu retorno tento falar mais sobre estes assuntos. Aqui vai um video do lugar para onde estou indo, aqui em Wyoming, chama-se Vedauwoo (Clique na palavra!)

E aqui tambem fica uma frase do Jung, que desde o inicio do seculo XX ja sabia de todo esta "nova" teoria do desenvolvimento do Bill Plotkin:

" Natural life is the nourishing soil of the soul" - Carl G. Jung.



beijos,
Nana


Nenhum comentário:

Postar um comentário