domingo, 25 de setembro de 2011

Presente de Aniversario


Este mes tive a mais incrivel experiencia da minha vida trabalhando outdoor.
Eu tive um encontro com um "Mountain Lion". Tambem conhecido na America do Sul como Puma.

Estava em Black Hills, no estado de South Dakota, USA. Estava trabalhando em um curso de escalada e estavamos acampados em uma floresta de "pines" (pinheiros). O acampamento dos instrutores era um pouco afastado do acampamento dos alunos.

O lugar eh maravilhoso. Celebramos meu aniversario por la. O grupo acendeu uma fogueira a noite, fizeram um bolo para mim com cobertura de iogurte e morangos.
2 dias depois meu "presente de aniversario" chegou.

Os outros instrutores ainda nao tinha chegado no acampamento. E eu ja tinha terminado de escalar com meu grupo e fui cozinhar na nossa "cozinha". Estava sozinha no acampamento de instrutores. Dai, terminei de organizar nossa cozinha e me deu aquela vontade de ir ao "banheiro" :).. peguei a pazinha e fui caminhar na floresta. Estava me sentindo muito relaxada, apreciando a vegetacao e a luz (era quase por-do-sol). De repente, eu nao sei porque, eu levantei minha cabeca e la estava o animal. Sentado, muito tranquilo, olhando para mim. Minha primeira reacao foi" ops!" Mas para o mountain lion, parecia que tudo estava normal. Foi uma sensacao de que eu estava entrando na casa de alguem por engano, mas que o dono estava tranquilao no sofa esperando eu falar o que eu queria ali. Foi mega esquisito!


Entao milhoes de pensamentos vieram na minha cabeca. Estava em um curso, alunos estavam ali na area. Eu sei os protocolos de seguranca caso encontre um urso ou onca. Fiquei pensando se fazia barulho e todas aquelas coisas para parecer maior e espantar o animal. Mas, eu nao fiz. :)
O animal nao me parecia nada assustador. Eu que estava assustada. Meu coracao parecia que ia pular para fora do meu corpo. tentei controlar minha respiracao o maximo que pude. E decidi que ia ficar absorvendo daquela experiencia o maximo de aprendizado que eu pudesse. Nao perdemos contato visual por um segundo sequer.

Quando meus pensamentos pararam e quando eu pude controlar meus batimentos cardiacos, eu comecei a sentir a energia do animal. E dai eu comecei a me sentir tao menor. O poder que ele emanava era tao grandioso, tao intenso. Ele estava sentado, olhando fixamente para mim, super relaxado. Eu em pe, olhando fixamente para ele, ansiosa. Eu nao acreditava no estava vivendo!.. tentei ouvir/sentir a respiracao dele, mas ele estava incrivelmente quieto!. Comecei a me sentir um pouco contrangida por constatar que minha energia estava tao diferente da dele. Desejei estar no lugar dele. Mas tambem vi o quanto somos iguais.
Foi incrivel. E absurdamente louco o tempo que permanecemos ali. Eu estimo que tudo durou uns 10 minutos, mas minha impressao eh que, se eu nao fizesse nada, poderia ficar ali uns 30 ou sei la quanto tempo!

Pessoas que eu comente me falaram que isto eh muito louco. Mountain Lions sao muito dificeis de se ver. Se voce ver uma vez na vida pode se considerar uma pessoa de sorte, eles nao costumam permitir serem vistos. Mas 10 minutos "hanging out" com um "mountain lion" eh quase surreal!! :)))

Entao os carros chegaram, com eles o barulho do motor. O animal permanecia imutavel. Instrutores e outros alunos saindo e falando muito alto e o animal nada de se mexer. Tudo parecia indiferente. Ou que nada estava acontecendo.
Ok, ja fazia muito tempo e eu nao tinha ideia o que podia acontecer. Entao decidi me mexer pela primeira vez. Eu dei um passo para traz e tudo bem. Dei meu segundo passo para traz e o animal, ainda sentado, esticou o pescoco tentando entender o que eu estava fazendo. Ai foi meu segundo: "ops!". Parei por uns minutos e entao repedi meu procedimento nao muito segura no que ia dar. e de novo, no segundo passo para traz, o mouintain lion esticou mais ainda o pescoco e levantou as patas da frente. Ele estava muito muito curioso. nesta hora eu dei uma gelada.

As pessoas estavam comecando a fazer menos barulho e eu entao decidi chamar meu co-instrutor: ANDY!!! ninguem escutou e o mountain lion nem se mexeu. ANDY!! as pessoas pararam de falar. ANDY!!! comecaram a perguntar onde eu estava e o que estava acontecendo. ANDY!!! vieram me procurar. ANDY!!! somente quando gritei pela quinta vez e 2 instrutores estavam a caminho, o animal se levantou e comecou a sair devagar, bem sossegado.

Os outros 2 instrutores ainda tiveram tempo de ver o animal saindo. enorme e lindo!!! :)

Nunca vou esquecer este encontro. Muito intenso.

beijos com muitas saudades,
Nana

6 comentários:

  1. Nana, vc é muito louca mesmo, mainha (ou melhor, a Tchuca que não deixou mainha falar e contou ela mesma eufórica)me relatou ontem essa sua aventura, imagina "ir ao banheiro" na floresta e dar de cara com um leão!!Crispim disse que fazia o número 2 na mesma hora rsrs, santo laxante!! Os olhos de Joãozinho se arregalaram de admiração escutando tudo, Nana, vc não faz idéia de como ele é fascinado por histórias de animais selvagens!! vamos só esperar vc chegar pra contar tudo de novo, ao vivo e a cores !! Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Ah!! Esqueci totalmente de te dar os parabéns, não mandei nenhum e-mail porque sabia que vc estava incomunicável, mas não preciso nem dizer o quanto lembrei de vc no seu dia e daqui desejei do fundo do meu coração toda graça, luz e amor de Deus para sua vida.E pelo jeito funcionou, porque graças a Ele, vc pôde nos contar essa experiência com o leão!! Não tenho dúvidas de que a energia que vc sentiu era Ele próprio olhando bem nos seus olhos!

    ResponderExcluir
  3. Mary Stuart querida, quantas saudades...!!! Em primeiro lugar, felicidades imensas pelo seu niver.Toda paz, saúde.amor e alegria do universo para você.
    Soube da sua última aventura por Guga, que excitadíssima, fez menção ao seu post, mas foi logo dizendo que ia me contar já, pois não estava aguentando. Choquei mais uma vez. Você é a nossa Indiana Jones, Mary. Nelsinho disse que vai conversar com você, para fazer um livro sobre as suas aventuras. Com certeza fãs e leitores não faltaram. Quando você vem nos ver, para matarmos um pouco a saudade? Já estou me convidando para ouvir o relato do seu último encontro selvagem, viu?
    Muitos beijos e abraços querida,
    Deda

    ResponderExcluir
  4. Nana, no seu aniversário, deixei um recado no facebook te desejando alegrias como esta, relatada com tantos detalhes neste post. Em uma rápida pesquisa, vi que o puma "é um animal recluso e normalmente evita pessoas. Os ataques a seres humanos permanecem raros, apesar de um aumento recente de frequência", ou seja, sorte dupla a sua, não só por tê-lo visto, mas também por não ter sido atacada, rs. Não acho que vocês estavam com essa energia tão diferente, afinal, você é quase como um deles e acho que o puma sabia bem disso, que ali estava alguém que o respeitava e à sua casa. Você é uma inspiração, procura essa liberdade sem limites e o medo, em vez de te travar, te impulsiona pra outras ilimitadas situações.
    Um beijo carinhoso e que Deus te proteja!!!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza este bicho já tinha almoçado.Não tem nada de ' energia ' e coisa e tal.Só isso : já tinha comido.

    ResponderExcluir