segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cultura inútil para começar a semana

O que é um Loop



“Loop” (pronuncia-se “lúp”), é uma palavrinha inglesa muito apreciada pelo pessoal da música eletrônica e pelo da informática. Um loop é algo como um laço, uma linha que dá uma volta completa e emenda no começo. Em música, loop é uma série de notas ou efeitos sonoros que, quando chega ao fim, começa outra vez, insistentemente. Na informática, é um processo que não acaba nunca e deixa o usuário do computador olhando, impaciente, aquela ampulhetazinha no lugar do cursor, tão exasperante quanto sinal de linha telefônica ocupada. E alguém divulgou na Web a historieta abaixo para explicar o que está acontecendo.
1) O Diretor chama a secretária e avisa que vão viajar a trabalho por uma semana. 2) A Secretária liga para o marido e avisa que vai passar uma semana fora. 3) O Marido liga para a amante e diz que terão uma semana inteira para ficar juntos. 4) A Amante liga para o aluno a quem dá aulas particulares e pede licença por uma semana. 5) O Aluno liga para o avô e diz que terá uma semana sem aulas, e poderão fazer algum programa juntos. 6) O Avô, que é o mesmo Diretor do início da história, chama a Secretária e manda cancelar a viagem, pois deseja ficar com o neto, que não vê há um ano. 7) A Secretária liga para o marido: a viagem foi cancelada. 8) O Marido liga para a amante: não terão mais uma semana inteira para ficar juntos. 9) A Amante liga para o aluno: não vai mais tirar licença, e os dois deverão ter aulas normalmente. 10) O Aluno liga para o avô: não podem mais se encontrar porque ele afinal vai ter uma semana de aulas. 11) O Avô, que é o mesmo Diretor, liga para a secretária: já que não poderá ficar com o netinho, é melhor confirmar de novo a viagem... E tudo recomeça.
Isto é um loop. Os personagens cruciais da história são o Diretor, que é o Começo, e o Netinho, que é o Fim. Se fossem personagens não relacionados, a história fluiria normalmente. Acontece que o Fim se relaciona com o Começo e lhe envia uma mensagem que reverte o comando inicial. Se esse loop ficar rodando, os personagens ficarão irritados com tantas mudanças de planos, pois nenhum tem a visão geral do que está acontecendo. Os programas de computador têm sub-rotinas (ou sei lá como as chamam) que acompanham todos os passos e percebem quando há um elemento contraditório (o Diretor quer viajar mas o Avô não quer, e os dois são a mesma pessoa). Enquanto isso não for resolvido a cadeia de comandos ficará paralisada, rodando sem sair do canto. Tem que haver uma vigilância de fora, que enxergue todo o processo e perceba onde está o ponto onde ele se volta sobre si mesmo e manda reverter tudo que tinha sido ordenado antes.

2 comentários:

  1. Completando o momento cultura inútil, é daí que deriva também o termo looping, que são as voltas verticais completas das montanhas-russas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, depois dessa estorinha, acho que podemos, muitas vezes, chamar nossos problemas de loops...

    E tio candeia continua salvando meu engarrafamento...

    ResponderExcluir