terça-feira, 5 de janeiro de 2010

vivendo 2010

Eita... 2010 começando, mas emendando no gás de 2009.
O sol vai nascer e se pôr mais 03 vezes antes de eu pegar o avião e ir para os outros mundos.

Já dizia Drummond "O amor é isso que você está vendo: hoje beija, amanhã não beija, depois de amanhã é domingo e segunda-feira ninguém sabe o que será."

Agradeço primeiro a Deus, o Grande Espírito Divino e a Força da Grande Mãe, a Natureza por me permitirem sentir o Amor pela qual minha vida é abençoada.

E já dizia Vinícius de Morais "
E a coisa mais divina que há no mundo, é viver cada segundo como nunca mais...

Obrigada minha família que colocou divindade no meu coração a cada segundo como sempre.

E aos amigos ao caloroso autêntico carinho e calor. Obrigada.

Um dos momentos especiais foi nossa ida para a Pedra da Boca neste domingo (infelizmente Lucas, Luisa, e os adultos, não foram).. Mas, Pedro e Maria Clara representaram muito bem esta conexão com o simples, com o natural, com o autêntico, a intensidade da Vida.

Foi muito divertido, chegamos e fomos para a primeira trilha ( sem Sr. Tico, guia local, que estava ocupado com outro grupo), no meio do caminho levamos uma chuvarada na cabeça! Voltamos todos molhados e esperamos a chuva dar trégua. À tarde tentamos mais uma vez e conseguimos entrar na caverna "dos morcegos". Muito interessante todo o fluxo de entusiasmo, de descoberta e sobretudo de coragem e alegria dos meninos. Pedro ia na frente da trilha, tendo trabalhando sua percepção e criatividade para entender o terreno, para passar os obstáculos, julgando os "riscos". Maria Clara "lutando" com seus medos, fazendo um esforço espontâneo para superar os desafios, entrar na caverna escura, dormir na barraca cercada de sapos, parar de reclamar. Era muito engraçado, como as coisas estavam funcionando para ela, assustada e ao mesmo tempo fascinada.momentos na trilha, no por-do-sol, na barraca, descobrindo caminhos e se divertindo.

De tarde fomos curtir o por-do-sol no açude. Uma paisagem deslumbrante! Maria Clara, no dia seguinte ainda não familiarizada com a nova palavra (açude), falou que queria ter tomado banho de açougue. rsrsrsrs :)os sugismundos: MariCleide e Cafuringa. orquídea na subida da Boca, sapos saindo pelos canos, mini coroa-de-frade e bode.

A noite na barraca foi um tanto cheia de "pesadelos" com sapos e bem mal-dormida, já que os sons por lá são os mais estranhos possíveis e o galo começou a cantar do lado às 02:30 da manhã!!!

Isto não foi empecilho para que no dia seguinte, mantivéssemos a mesma determinação e foco no nosso objetivo: subir a Pedra da Boca, até a boca! Desta vez estávamos com Seu Tico, guia local e pessoa muito especial. Seu Tico passou pelo menos 02 horas conosco e, desde o momento que partimos até chegarmos de volta, ele não parou de informar, educar, conscientizar, prover segurança, cultura regional, sabedoria, sensibilidade com a natureza.. eles aprenderam muito de plantas medicinais, de bichos, de solo, de ciclos, de desmatamento....os meninos adoraram, não paravam de falar o quanto a vista ali era linda. E para mim, aquele sentimento mais prazeroso de ter proporcionado uma aventura segura e uma experiência muito rica, de respeito com a vida, de superação, de beleza. Eu sei qual o sentimento de poder chegar em um ponto alto com as próprias pernas, se sentir capaz, feliz e ver como outras coisas parecem ser menores lá de cima.indo para a Pedra da Boca com Seu Tico, diversão no açude e a gente posando na subida da montanha.

no objetivo final: dentro da Boca. Com seu tico, e nas loucas formações rochosas da parede e do teto!

"Basta-me um pequeno gesto, feito de longe e de leve, para que venhas comigo e eu para sempre te leve." - cecilia meireles

beijos,
Nana

2 comentários:

  1. Os meninos adoraram demais o passeio, aliás estavam sonhando com ele desde que Nana chegou aqui!Clara e Pedro admiram muito esse lado livre, corajoso e aventureiro da tia, acho que é quase uma heroína pra eles!Crispim ficou meio temeroso em deixá-los ir, mas eu estava louca de vontade que eles tivessem essa experiência tão especial com a amada tia e até para nós, o passeio foi uma lição de soltá-los um pouco mais, de confiança, de ver o filho como um ser distinto que, embora seja parte de nós, não é nossa propriedade. Adorei ter dado a eles mais esta oportunidade de aprendizado e auto-conhecimento e agradeço a Nana por todo amor, carinho e zelo.

    ResponderExcluir
  2. Os meninos são uns heróis mesmo, porque até a mim está faltando coragem de enfrentar o programa !! rsrsrs
    Quem sabe de uma próxima vez Mariana consegue convencer os adultos para uma escalada do tipo ?? Seria uma grande aventura !

    ResponderExcluir