sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Projeto Educar com Afeto

Ontem, como de costume, fui à adoração na Maná que teve extraordinariamente como convidados os psicólogos Luiz Schettini Filho e sua esposa Suzana. Eles apresentaram o projeto que estão desenvolvendo há alguns anos através de cursos, palestras e livros que se chama "Educar com Afeto". Eu realmente me surpreendi com a palestra, há muito tempo não escutava alguém tão inteligente falando, com tanta clareza e simplicidade. Segundo eles, a decisão de iniciar o projeto foi tomada pelo crescente número de crianças, cada vez mais cedo, nos consultórios psicológicos, suscitando um questionamento: as crianças de hoje já nascem com problemas ou os pais de hoje perderam o rumo na educação dos filhos?


Ele falou durante quarenta minutos principalmente sobre a importância do amor na criação dos filhos, uma coisa que, à primeira vista, parece óbvia, mas que não é exercida totalmente na prática pela maioria dos pais. De acordo com ele, apenas o fato dos pais amarem os filhos é insuficiente; se além de amarem, eles expressarem este amor às crianças, ainda assim será ineficiente. Os pais tem que amar e manifestar o amor de uma maneira que a criança perceba, ou seja, de acordo com a fase de desenvolvimento de cada criança. Como ele, além de psicólogo, é teólogo e filósofo, suas idéias mesclam os ensinamentos do Cristianismo com os fundamentos da Psicologia de uma forma bem interessante.


Acho que já deu pra perceber que eu realmente adorei tudo que escutei ontem, acho inclusive que farei o curso dele (quem sabe agora com o terceiro filho, eu aprendo mesmo a educar e ainda dá tempo de consertar os outros dois rsrsrs!!). Se alguém quiser mais informações, a página dele é http://www.luizschettini.psc.br/ .

3 comentários:

  1. Guga, o que é o Maná? E o que vc vai adorar lá?

    ResponderExcluir
  2. Lella, Maná é uma comunidade eucarística, não é uma igreja propriamente dita, mas um espaço para evangelização.Lá tem missas diárias e, nas quintas-feiras, tem uma adoração que já é famosa aqui na cidade. A adoração é basicamente louvor, cantamos muitas músicas, e o diácono sempre fala sobre algum tema.Nós adoramos a Deus diante do Santíssimo Sacramento (corpo de Cristo exposto em um hostensório).Para mim, é um momento em que realmente me sinto mais próxima a Deus, momento para agradecer, refletir, meditar, enfim, sentir a paz que vem Dele.Saio de lá leve e feliz!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um livro dele.. que comprei a muuuuuuuuuuuitttoooo tempo atras.. que legal!! :)
    mas, nem de longe vc precisar aprender a educar melhor seus filhos ou saber amar.. voce eh maravilhosa!.. saudades!muitas!! beijao!

    ResponderExcluir