quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Vivendo e aprendendo



Hoje não tem aula, as crianças estão em casa porque é dia do professor e, exatamente como nós fazíamos, elas comemoram mais um dia de folga. E nós vamos crescendo assim, sem pensar muito sobre a importância dos professores que nos acompanham ao longo dessa grande jornada acadêmica.


Eu tenho boas memórias de vários professores que tive: tia Júlia, da 3ª série da Lourdinas, Francinaldo, que ensinava Matemática; Diana, professora de Geografia, que ficou cega; Margareth Mônica, que tinha um pescoço enorme; Lourdes, que eu escrevi na agenda (e ela leu) que era metida a gatinha mas estava caindo aos pedaços. Honório, Moraes, Negri, Zarinha. Depois na universidade, Haroldo Diniz, Eduardo Sérgio, Anna Virgínia... Como a gente tem muitos professores ao longo da vida!!


Mas um bom profissional sempre salta aos nossos olhos, seja porque tenha uma didática perfeita ou porque além do assunto de sua disciplina, ele nos ensine algo maior, que levaremos conosco para sempre. Tive muitos professores assim, e nunca disse a eles como a sua vocação, empenho e sabedoria me estimularam e me influenciaram no melhor sentido possível. Para completar esse post, mais uma lição do grande mestre Drummond.





"O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudí-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário