quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Abaixo Assinador (Alergia ao leite)

Blogueiros,

corre na Internet um abaixo assinado para alterar projeto de lei que determina a divulgação em rótulos de produtos industrializados acerca da existência de lactose. A intenção é que seja divulgada a existência de leite e/ou traços de leite, o que é mais abrangente do que apenas a proteína do leite.
Essa diferenciação vem justamente da distinção entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite e visa beneficiar os alérgicos. Na justificativa, é dito que:

"(...) Entretanto, o projeto tem conceitos equivocados, já que inexiste “ALERGIA À LACTOSE". Existe "INTOLERÂNCIA À LACTOSE" e "ALERGIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA", problemas que embora sejam frequentemente confundidos são distintos em sua natureza e em suas consequências. A lactose é um carboidrato e, portanto, não causa reações alérgicas. A alergia ao leite de vaca é uma reação às proteínas do leite, não à lactose, e pode ser uma enfermidade grave. Envolve o sistema imunológico. Já a intolerância à lactose, extremamente rara na infância, costuma acometer crianças maiores depois de desmamadas e adultos e embora possa trazer grande desconforto, não envolve risco de morte como os casos de alergia." Enquanto que os intolerantes costumam suportar quantidades variadas de lactose, dependendo do grau de intolerância (e podem consumir proteínas do leite isentas de lactose, como os já existentes no mercado "leites sem lactose"), os, “ALÉRGICOS A LEITE” não podem consumir ABSOLUTAMENTE NADA que contenha proteínas do leite de vaca, ou seja, leite e derivados ou produtos que contenham leite e derivados na sua composição e ainda traços de leite, ou seja, consumir produtos que foram produzidos em equipamentos que processam leite e derivados. (..)"

Como é uma questão de interesse público e que não sabemos se pode vir a nos ajudar um dia, além de não nos custar nada, aos que interessar podem acessar o seguinte link, para assinatura do abaixo-assinado:

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4998

Mais informações no site "convivendo com a alergia alimentar" (http://amamentandoumbebe.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário