sábado, 27 de agosto de 2011

Assis !!

Ontem acordamos cedo e fomos à estação Termini para pegar o trem rumo à Assis. Quando ia saindo do táxi, eu mesma fechei a porta do carro no meu dedão da mão direita, não sei até agora como consegui fazer isso, minha unha ficou roxa na hora e começou a latejar muito. O caminho de Roma até Assis é muito bonito e, apesar do calor no trem, aproveitamos a paisagem.
Quando chegamos em Assis, um taxista nos deu uma dica valiosa, para irmos logo à Igreja de Santa Clara, pois ela fecha`ao meio-dia e só reabre às duas da tarde, enquanto a basílica de São Francisco fica aberta o dia inteiro. Assim, o primeiro lugar que visitamos foi a igreja de Santa Chiara, muito simples que guarda várias relíquias e o corpo reformado da santa. (Quando vimos o corpo dela, achamos a cor muito estranha, artificial e tínhamos lido que o corpo de Sta. Clara estava incorrupto, pois bem, li na internet que quando ele foi exumado, muitos anos depois de sua morte, estava intacto com a cor da pele escurecida tal como vimos, mas que, ao longo do tempo, a pele firmemente aderida aos ossos foi se deteriorando. O esqueleto no entanto permaneceu na mesma posição, todos os ossos perfeitamente alinhados. Uma equipe contratada pela igreja restaurou, então, a pele da santa para recobrir os seus ossos. A lateral esquerda da santa, a que não vemos pelo vidro, mas que pode ser vista pelas clarissas que vivem enclausuradas, está aberta para que elas vejam os ossos da santa).


A cidade fica no topo de uma colina e é cercada por um grande muro de pedras e tem oito portões de acesso, é uma genuína cidade medieval, linda demais, parece até cenário de filme, cheio de ruelas, becos, passagens escondidas, escadas e muitas, muitas lojinhas. Que vendem tudo o que vocês puderem imaginar de são Francisco e santa Clara, muito artesanato, muitos objetos de arte e uma linda cerâmica característica da região. Foi lá que fiz a melhor compra dessa viagem, um lindo crucifixo damiano, que eu não sabia mas era o que são Francisco usava, e já estava procurando para comprar há tanto tempo.


Atravessamos a cidade toda até chegarmos à Basílica de São Francisco, muito bonita e, apesar de ser muito grande, tem uma aparência simples, evocando os preceitos do santo que viveu a pobreza e a doação de modo extremo. Queria ter conhecido ainda a igreja original, a que ele fundou, fora dos muros da cidade e também a fortaleza maior que dizem ter uma vista fantástica, mas como ficavam longe, e o calor estava de matar, achamos por bem voltar à estação e pegar o trem para Roma. No fim, foi uma decisão acertada, porque a viagem de volta foi demorada, com mudança de trens no meio do caminho e chegamos em Roma já no fim do dia.


Na volta, o meu dedo estava ainda pior, inchado, a unha de preta já estava azul e doendo demais. Mas mesmo com dor, cansada e com muito calor, não deixei novamente de apreciar a paisagem, quão generosa a natureza havia sido ali!! Ali onde Francisco, ainda menino, um dia brincando ficou de cabeça para baixo e teve a certeza de que o céu é que sustentava  a terra e não o contrário...



A única coisa que me vinha à cabeça era esta música: " entre prados e campinas verdejantes eu vou, é o Senhor quem me leva a descansar, junto às fontes de águas puras repousantes eu vou, minhas forças o Senhor vai animar. Tu és, Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário