terça-feira, 23 de agosto de 2011

Muito mais de Paris!!

No sábado, fomos a Versailles. A viagem de trem é bem tranquila, só demorou uma meia hora, e o castelo fica bem perto da estação. Quando chegamos, já havia uma fila imensa, mas que andava rápido, graças a Deus, porque o sol não estava para brincadeira, acho que esse dia foi o mais quente de todos! Começamos logo pelos aposentos reais e sinceramente, não é pela minha síndrome de princesa, mas não há como não se impressionar com tanto luxo e riqueza! Com cada detalhe... Os móveis muito bem preservados, o quarto da rainha e o salão dos espelhos são os mais bonitos de todos.


Depois do castelo, eu e Crispim fomos conhecer os jardins, a visão que se tem da parte de trás do palácio até o grande canal lá longe é a coisa mais linda que eu vi por aqui!! De tirar o fôlego, de não cansar de olhar! Ficamos andando pelo jardim, mas infelizmente como não havia mais carrinhos elétricos nem bicicletas para alugar, não fomos muito longe, os pés não aguentavam mais. Munidos de pizza, refrigerante e macarrons, sentamos para fazer um piquenique e aproveitar a paisagem. Depois fiquei pensando na tamanha desigualdade social que existe desde sempre, em tanta opulência às custas da pobreza de tanta gente...


Voltamos de Versailles no meio da tarde, tomamos um banho, descansamos um pouco e fomos passear pelas redondezas do nosso hotel, conhecer a Galeries Lafayette e a Printemps. Depois resolvemos ir à Torre Eiffel novamente, desta vez à noite, para vê-la brilhando e também para fazer um passeio pelo Sena. O passeio de barco não é um programa espetacular, tudo bem que não fizemos aquele com o jantar, mesmo assim valeu pela torre lindamente iluminada e pela trilha sonora de La vie en rose.




No domingo, acordamos de sobressalto, às 10 e meia da manhã, o celular que iria nos despertar mais cedo descarregou ! Nos trocamos às pressas e fomos primeiro para a Saint Chapelle - toda feita de vitrais, muito linda! - e a Conciergerie e depois para a Notre Dame. Foi uma pena termos perdido a hora, porque acabei sem assistir à missa com canto gregoriano que eu tanto queria! O calor estava tão grande que, enquanto visitávamos a igreja, caiu uma chuvinha para tentar refrescar, mas passou rápido, e o tempo abafado voltou. Não encaramos a longa fila para subir na Notre Dame e ver as gárgulas lá de cima.


Depois fomos para a place des Vosges, considerada por muitos a praça mais bonita de Paris, mas não por nós rsrsrs!! É uma praça normal, bonita, de especial só o fato de ter à sua volta 36 casas exatamente iguais e uma delas ter sido a residência do grande escritor francês, Victor Hugo. De lá saímos caminhando por ruas muito charmosas e movimentadas do Marais que, no domingo, ficam exclusivas para pedestres.


Caminhamos muito até chegar ao Centre Pompidou, tipo um museu de arte moderna, mas a essa altura já estávamos passando mal de tanto calor e fome, por isso nem olhamos as exposições, fomos direto para o último andar, almoçar no restaurante panorâmico. O lugar é badalado por ser dos irmãos Costes, mas sinceramente decepcionou, os pratos não estavam ruins (como também não estavam espetaculares), mas foram as menores porções que já tínhamos visto aqui, e o calor no restaurante estava insuportável!!



Depois do Pompidou, fomos à Sacre Coeur, as ruas em volta nos lembraram a 25 de março, é vendedor pra todos os lados, até milho assado achei para comprar rsrsrs, mas a igreja em si é linda. Saulo e Natache não tiveram mais disposição para subir, mas eu e Crispim encaramos os degraus. Por dentro, ela é igualmente linda, mais bonita que a Notre Dame. Quando entramos, estava havendo missa, aproveitamos para assistir e comungarmos.


No final do dia, estávamos todos exaustos de tanto calor e de tanto fedor!! Tenho que fazer uma menção a esse detalhe que, definitivamente, não é um mito, os franceses fedem mesmo!! Onde você vai, sente o cheiro ruim, nos metrôs, nas grandes lojas, nos principais monumentos, no meio da rua; o cheiro parece que impregna de um jeito que você começa a achar que é você que está fedendo!!

2 comentários:

  1. KKKKKKKKKK....quem fede não são os franceses, são os turistas que invadem a França na temporada de férias....srsrrsrsrrsr!!!
    Brincadeiras à parte, os relatos estão ótimos, se tornou um grande carnet de voyage.
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Eu diria que, sem fazer apologia a ela, se não houvesse a desigualdade, provavelmente, não haveria todo o seu deslumbramento com Versailles.
    Vocês não foram conhecer o Petit Trianon?

    ResponderExcluir