domingo, 28 de agosto de 2011

Milão e Veneza

Ontem pegamos o trem em Roma e finalmente chegamos a Milão, nosso último destino. A viagem foi bem agradável, apesar de ter sido um pouco longa (3 horas e meia em um trem de alta velocidade). A escolha do hotel não podia ter sido melhor, bem ao lado da estação central, com um quarto super confortável e funcionários muito eficientes e simpáticos. Fica mais essa dica: Starhotels Anderson, na Piazza Luigi di Savoia. Chegamos no meio da tarde, Crispim e Saulo ainda assistiram ao treino da Fórmula 1 antes de sairmos para conhecer a cidade. Pegamos um táxi e fomos direto para a piazza do Duomo. O Duomo é sem dúvida a igreja mais linda que já vi, parece até um castelo de areia feito com muito capricho. Ao lado dela, fica a Galeria Vittorio Emanuele II.


Depois fomos até a Igreja Santa Maria della Grazie, para ver o Cenaculo Vinciano, a obra-prima de Leonardo da Vinci - A Última Ceia - que está pintada em uma das paredes do refeitório do antigo convento que funcionava ali. Os ingressos são bem concorridos, entram grupos de apenas vinte pessoas a cada quinze minutos, só conseguimos porque compramos com alguns meses de antecedência. Valeu a pena ver de perto uma obra tão bonita.


Saímos andando pelas ruas vazias da cidade até chegarmos ao Castelo Sforzesco que infelizmente tinha acabado de fechar. Continuamos o passeio por ruas mais movimentadas, com lojas ainda abertas, perto da piazza do Duomo. Adoramos o clima, bem mais fresco que em Roma e a gentileza e educação das pessoas que encontramos pela rua. Tivemos uma ótima impressão da cidade, depois de várias pessoas terem nos dito que Milão era um lugar sem graça e que não tinha nada para fazer!


Meu dedo estava doendo muito no final do dia, como não conseguimos telefonar para o seguro-saúde, um taxista nos levou a uma clínica ortopédica púbica, onde fui muito bem tratada. O médico que me atendeu disse que a radiografia estava normal, sem nenhuma fratura, que a dor se devia apenas à pressão do coágulo de sangue embaixo da unha, receitou gelo, analgésico e recomendou que voltasse lá no dia seguinte, caso a dor persistisse, para furar a unha e retirar o coágulo.

Hoje acordamos cedo e pegamos outro trem para Veneza. O dia estava lindo, um céu azul sem nenhuma nuvem. Descemos na estação Santa Lucia e saímos andando, ora seguindo o fluxo de pessoas, ora entrando pelas ruelas que achávamos mais bonitas e ora nos orientando pelas placas espalhadas ao longo da cidade e pelo mapa que compramos na saída da estação. 



Chegamos à ponte Rialto, a principal, que fica no Grande Canal e tem uma infinidade de lojas, barracas e restaurantes à sua volta. Resolvemos pegar uma gôndola ali mesmo, aproveitando que o sol ainda não estava muito forte. O passeio é uma delícia, um clichê!! Saulo é que ficava tenso cada vez que tínhamos que passar embaixo das pequenas pontes ou quando cruzávamos com alguma embarcação a  motor e o gondoleiro tinha que inclinar a gôndola numa manobra "radical" rsrsrs, piorou quando ele perguntou ao homem se alguma gôndola já havia virado, e o senhor respondeu que já, várias!


Depois de uma longa caminhada, chegamos à piazza San Marco, cheia de pombos - cartão-postal da cidade, onde fica a basílica, a torre dell'Orologio e o Palazzo Ducale. A vista do mar ali é linda!!



Almoçamos na margem do Canal Grande, a exigência era que o restaurante tivesse uma televisão, porque Crispim e Saulo estavam loucos para assistir à corrida de Fórmula 1 e conferir a estreia de Bruno Senna na Renault. Depois da corrida e do almoço, ficamos batendo perna até a hora de voltar para a estação e pegar o trem de volta. Adorei Veneza, uma cidade charmosa, perfeita para se passar um lindo dia de domingo, como o de hoje!!




Um comentário:

  1. Que foto LINDA essa última de Veneza.

    Sabe que, em Milão, eu só tinha vontade de fotografar as pessoas nas ruas. Que povo interessante!

    ResponderExcluir