segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A namorada do meu Brasil!!!


Semana passada nossa cidade comemorou seus 426 anos. Criada em 1585, é a terceira capital mais antiga do Brasil. Amo essa cidade, voltar do trabalho pela Ponta dos Seixas às cinco da tarde, com uma luz amena pairando sobre um horizonte calmo, enquanto escuto REM nas alturas dentro do carro. Desço aquela ladeira imensa invejando os ciclistas; paro para tomar um sorvete na Friberg, vejo a movimentação dos poucos e deslumbrados turistas. Amo pedalar com Luiz Eduardo na cadeirinha da bicicleta, nós dois de capacete, cantando e procurando um carrinho de pipoca em Tambaú. Amo a praia no fim de semana, a cinco minutos de casa, a possibilidade de estarmos rapidamente em nossos destinos, em podermos combinar quarenta minutos antes de ver um filme no cinema e chegarmos dez minutos antes da sessão. Amo os ipês com suas variadas cartelas de cores, andar do Fórum pro Tribunal, ver as pessoas, comer milho na praça, comprar frutas com preços justos e com uma ecobag bem linda no Mercado Central, ter a sensação de que sou mais uma a circular nessa cidade. Amo também caminhar no Ponto Cem Réis, ver os jornais colados como na época em que expuseram as fotos de João Dantas com Anayde, penso em raízes, em família, penso também se há justiça no nome dessa cidade, penso que João Pessoa é, simplesmente, um bom nome, o qual todos já se acostumaram e continuo radiante por aí, me sentindo uma filha legítima da cidade que escolhi pra viver e que fiz meu marido aprender a amar.

E vocês, o que mais amam em João Pessoa? Prestem suas homenagens! 

2 comentários:

  1. Quando por circunstâncias da vida nós nos afastamos de nossa cidade de origem, passamos a valorizar ainda mais cada maravilha do local e, também, a relevar eventuais defeitos. Além disso, de fora muitas vezes avaliamos melhor o progresso do local e reconhecemos as tentativas para que funcione.
    Eu estou há quase dez anos na "ponte rodoviária", sempre na estrada, e morro de saudades de João Pessoa. Não perco a esperança de voltar para aí, para poder sentir o cheiro da brisa do mar e ver esse mar indescritível; poder reencontrar a cada esquina pessoas já conhecidas; saber andar por cada rua; conhecer cada ponto da cidade... ainda que para isso tenha que pegar trânsito pesado e morrer de calor. O que vale é estar em casa - onde só estou quando estou em JP !!
    (quer mais amor do que esse ?? rsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Declaração linda, Rê! Que chegue logo o dia de vcs voltarem!

    ResponderExcluir