terça-feira, 9 de agosto de 2011

AUGUSTO E A CONSCIENCIA HUMANA



O Morcego - Augusto dos Anjos



Meia noite. Ao meu quarto me recolho
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vêde:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela igneo e escaldante molho.

"Vou mandar levantar outra parede..."
- Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!

Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A toca-lo. Minha alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!

A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, a noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!





Augusto Carvalho Rodrigues dos Anjos, nasceu no Engenho do Pau D'Arco no município de Cruz do Espírito Santo, no Estado da Paraíba no dia 20 de abril de 1884. Terceiro filho do casal Alexandre Rodrigues dos Anjos e D. Córdula Carvalho Rodrigues dos Anjos, conhecida por Sinhá Mocinha. Consta que recebeu, junto com seus irmãos, a educação primária e secundária por seu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário