quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Roma !!

No nosso segundo dia em Roma, acordamos cedo e fomos direto para o museu do Vaticano, pois já tínhamos comprado os ingressos antes pela internet e tínhamos que estar lá na hora marcada. Vocês não sabem o quanto isso nos poupou tempo, a fila estava gigantesca. Nós entramos imediatamente, trocamos o voucher por quatro bilhetes em uma bilheteria reservada e pronto. O museu tem muita coisa bonita, mas é muito grande, por isso acho que não vimos nem a metade dele. A capela sistina, então, é uma coisa de linda, fiquei de pescoço dolorido de tanto olhar pra cima!



Depois demos a volta e entramos na fila para entrar na basílica, o sol estava de matar. Acho que estava fazendo uns 40 graus, de verdade!! As pessoas não se cansam de tentar driblar a fiscalização e entrar com roupas curtas ou cavadas, mas os guardas barram mesmo, tem que estar com os joelhos e ombros devidamente cobertos. A basílica é linda demais, suntuosa demais, rica demais e incrivelmente acolhedora. É tão bonita a experiência de estar rezando junto com tantas pessoas de diferentes lugares do mundo, de entrar na capela do Santíssimo e sentir tanta paz, apesar do imenso burburinho de turistas a poucos metros. Fiquei maravilhada e agradecida por estar em um lugar tão importante, incrivelmente especial.





Depois que saímos da basílica, pegamos um táxi para a fontana de Trevi. Temos andado muito de táxi aqui por causa do calor e do sol, mas tudo é relativamente perto. Se os meus companheiros de viagem fossem mais dispostos, teria andado muito mais, é só o que me dá vontade de fazer aqui em Roma: sair andando, entrando em uma ruela atrás da outra, olhando o mapa de vez em quando pra me orientar, mas sair andando simplesmente, descobrindo uma paisagem, um monumento, uma figura curiosa, enfim, absorvendo toda a beleza desta cidade histórica. Mas tudo bem, o sol realmente cansa muito, fica a dica de vir para cá em uma época mais amena, dá para aproveitar mais, além disso, táxi aqui é muito barato.


Depois da fontana, saímos andando pela via Corso, entrando em muitas lojas pelo caminho e gastamos quase a tarde toda fazendo compras.No fim do dia, estávamos realmente cansados e jantamos na esquina, vendo o movimento da piazza del Popolo.

Ontem pela manhã fomos conhecer o Coliseu, mas seguindo a dica de uma amiga começamos pela piazza Venezia e o monumento em homenagem a Vittorio Emanuele II. Depois dali subimos a escadaria em direção ao Campidoglio, mas não entramos nos museus Capitolinos (Palazzo dei Conservatori e Palazzo Nuovo), resolvemos entrar no Cárcere Marmetino, prisão onde Pedro ficou antes de ser crucificado. O ingresso dava direito a uma experiência multimídia super bonita e a um audioguia, até me emocionei em uma capela que tem lá dentro.




Uma coisa importantíssima é nunca deixar para comprar o ingresso no Coliseu, a fila é imensa!! Por isso, seguindo mais uma valiosa dica, compramos os ingressos e entramos primeiro no Foro Romano e Palatino e depois seguimos para o Coliseu (o ingresso dá direito aos três), onde entramos sem nenhuma fila.



Assim que saímos do Coliseu, pegamos um táxi para a piazza Navona e entramos no primeiro restaurante que vimos no caminho e mais uma vez tivemos uma grata surpresa - ar-condicionado e refrigerantes super gelados - coisa rara por aqui!! Uma coisa legal é que todo restaurante que encontramos por aqui é gostoso, às vezes ficamos receosos e julgamos pela aparência ou pelo preço, mas felizmente até agora nenhum nos decepcionou, todos tem mais ou menos as mesmas opções de pratos.


Na piazza Navona está a embaixada brasileira e foi lá que Crispim fez uma negociação muito animada com um pintor, o velho Maggi, e arrematou dois quadros pelo preço de um. Pertinho dali fica o Panthéon, na piazza della Rotonda.



Um comentário: