quarta-feira, 10 de agosto de 2011

saudades!

Descobri que um de meus objetivos na vida, tanto na area profissional como no aspecto pessoal eh : desenvolver a auto-suficiencia nas pessoas. Meu trabalho aqui nos Estados Unidos me trouxe este "insight". Eu nao sei exatamente como, mas , de formas distintas e sutis, eu consigo me aproximar da genuinidade dos meus alunos (e pessoas que me relaciono) e atraves do olhar, da escuta ativa e de palavras, o encorajamento se torna a minha ferramenta.

Acho que o Amor eh o meu valor principal. Valor pelo qual eu posso morrer, mas que de fato, eh o que me faz ou me traz a Vida. Mas, tenho percebido que a descoberta do valor pessoal e, nao somente a descoberta, mas, essencialmente, a potencializacao deste valor pessoal, eh de fato a manutencao da saude de uma forma geral (fisica, mental, emocional).

Venho ensinando Lideranca, ensinando Disciplina, ensinando Respeito, ensinando Determinacao, ensinando Espiritualidade, ensinando Simplicidade, Ensinando a Amar, ensinando a Ouvir, ensinando a Ser Genuino, ensinando a Sorrir! Tanta coisa se pode ensinar em um curso de 30 dias em uma expedicao em no meio do nada. Ser educador eh um poder intriseco a qualquer ser humano, mas vou confessar que tenho agarrado esta oportunidade com as duas maos e venho fazendo dela o pao de meu cada dia.

Amo meu trabalho, por isto, porque ele me alimenta. Eu me sinto feliz. Tenho crescido muito profissionalmente. Antes pensava que "crescer profissionalmente" se tratava de uma evolucao em um nivel tecnico, por exemplo, atraves do aumento da experiencia de uma determinada habilidade. Mas, o que tenho refletido eh que, o crescimento profissional (nao estou falando de financeiro, o que necessariamente tem a ver com profissionalismo) vem atraves de maturidade, de descobrir o que ha de mais "selvagem, mais primitivo na sua alma. O presente com o qual voce nasceu e veio entregar ao mundo. Isto eh pre-cultural e pre-linguistico.

O que eu mais procuro no meu trabalho eh somente me transformar em um espelho. Um espelho magico, no qual reflita a alma da pessoa a qual olha nele. Tenho estado muito feliz. Mas, este mes, foi um mes dificil. Os aniversarios de Painho, Guga e Bernardo (meu ex-namorado que faleceu este ano), foram como uma bomba vindo em forma de conta-gotas.

Painho, lembrei de voce o dia inteiro de seu aniversario e a noite, como era meu dia de cozinhar (entre os instrutores), eu fiz um quiche de queijo com brocolis (pasmem! nos comemos muito bem na montanha!) e, como sabia que voces estavam juntos jantando em algum lugar, me visualizei tambem participando da reuniao. Tenho certeza de que voces iam gostar do quiche!

Guga, no dia de seu aniversario eu escalei um dos maiores picos da cadeia de montanhas onde estavamos. Quando estavamos no cume eu bati uma foto com os bracos abertos lembrando de voce. Uma vez voce me falou que quando via estas minhas fotos no topo de uma montanha pensava em superacao e em coragem. Foi tudo o que desejei para voce, que toda a forca e poder que existe dentro de vc, transpareca em quaisquer circunstancias.

Acho que nunca sonhei tanto com meus sobrinhos. Eram sonhos bem loucos entre passado e presente. Sonhava com Lucas e Luisa la nas montanhas comigo, eu ensinando a pescar ( nao que eu saiba pescar! mas a gente pescava no sonho!) e ficava observando os animais como o Moose e os ursos. Sonhava com Pedro, mas ele estava menor no sonho, uns 9 anos, eu acho. Falei com minha amiga sobre isto e disse que eles estavam menores do que eram nos sonhos, ela me falou: " mais ou menos na idade que voce convivia mais com eles?" e falei: Sim! :)
Com a Tchuca era engracado, ela ficava bem do meu lado o tempo todo, vivendo todas as aventuras comigo, mas sempre repetindo: "Tia e isso?, Tia e aquilo? Tia.. Tia.. " rsrsrs uma fofa!

Quando via as mini micro florzinhas selvagens por todos os lados, lembrava de Evita e aquela foto maravilhosa dela analisando uma flor.
E quando via todos aqueles lagos azul turquesa com aqueles pinheiros atras e enormes montanhas no fundo, pensava: " Hum, Mainha ia adorar estar aqui e pintar um quadro desse!" Dai pensava, mas pra chegar ate aqui, acho que so vindo de helicoptero mesmo :)

Quando olhava os rios, pensava em Lola e em como estava a organizacao para a empresa, com a nova vida. Diferentes fluxos e caminhos.

Em Can eu pensava somente que ela nao estaria ali porque nao ia aquentar a mosquitada e ia ter medo dos raios e trovoes de noite!!! :) rsrrssrsr... mas que ia, com certeza, bater fotos incriveis, em angulos inusitados e eu ia ficar com "inveja" por ela registrar tao bem a beleza das coisas.

E quando via os passaros ou as aguias eu pensava em Bernardo.

Eu sinto muito Amor. Muito Amor pela familia que Deus me deu. Almas tao especiais. Eu me sinto amada, muito amada por voces. Isto eh transpessoal, ou seja, muito alem do convencional. Nao existe barreiras entre eu e voce.

Saudades,
Nana.

2 comentários:

  1. Nana, que texto lindo! Um pouco desse amor acabou de respingar em mim, pode deixar que vou passá-lo adiante, não tem como não ser contaminado. Rezo para que esteja sempre a salvo.

    ResponderExcluir
  2. Como eu senti saudades suas, Nana, nessas últimas semanas. É estranho como eu sentia vc por perto, mesmo sabendo que vc está tão longe. No fds que Can esteve aqui, por duas vezes, pensei ter escutado a sua voz. Apesar de não ter falado com vc no meu aniversário, tinha certeza que vc havia se lembrado e, em forma de pensamento, havia me mandado todas as suas boas vibrações!! Quanto à vc, realmente acho que tem esse dom, de despertar o que há de melhor em cada pessoa com quem vc convive, de aflorar suas potencialidades, está no caminho mais que certo!!
    Que o amor, a paz e o bem estejam sempre com vc!! Beijo, Guga

    ResponderExcluir