quinta-feira, 11 de junho de 2009

A fofura faz um ano!

Hoje é o aniversário da (literalmente) fofíssima Maria Helena, filha de Tati e Herbert, e eu não poderia deixar de homenageá-la . O primeiro filho é mesmo especial, porque é ele quem nos apresenta a este profundo, imensurável amor; é através dele, em poucas semanas, que aprendemos mais sobre nós e sobre a vida do que em muitos anos vividos antes dele e é por causa dele que, inevitavelmente, nos tornamos pessoas melhores.


Toda felicidade, saúde, sorte e amor possíveis nesta vida pra você, gordinha! Feliz aniversário!!!

DIANTE DE UMA CRIANÇA

Como fazer feliz meu filho?
Não há receitas para tal.
Todo o saber, todo o meu brilho
de vaidoso intelectual.

vacila ante a interrogação
gravada em mim, impressa no ar.
Bola, bombons, patinação
talvez bastam para encantar?

Imprevistas, fartas mesadas,
louvores, prêmios, complacências,
milhões de coisas desejadas,
concedidas sem reticências?

Liberdade alheia a limites,
perdão de erros, sem julgamento,
e dizer-lhe que estamos quites,
conforme a lei do esquecimento?

Submeter-me à sua vontade
sem ponderar, sem discutir?
Dar-lhe tudo aquilo que há
de entontecer um grão-vizir?

E se depois de tanto mimo
que o atraia, ele se sente
pobre, sem paz e sem arrimo,
alma vazia, amargamente?

Não é feliz. Mas que fazer
para consolo desta criança?
Como em seu íntimo acender
uma fagulha de confiança?

Eis que acode meu coração
e oferece, como uma flor,
a doçura desta lição:
dar a meu filho meu amor.

Pois o amor resgata a pobreza,
vence o tédio, ilumina o dia
e instaura em nossa natureza
a imperecível alegria.

(Drummond, Farewell)

Um comentário:

  1. Linda a postagem, Guga. Adorei o poema (always Drummond) e irei guardá-lo para uso posterior. Junto-me a você nas homenagens a Maria Helena, linda e fofa, a quem estendemos o carinho nutrido em relação à mãe Tati.

    ResponderExcluir