sexta-feira, 26 de junho de 2009

I find myself here

Um dos temas mais interessantes para mim eh : Liberdade.
Principalmente pelo fato deste tema ser tao distorcidamente interpretado pela maior parte da sociedade. Muita gente associa liberdade a (craseado) libertinagem. Muita gente associa liberdade a falta de controle. Muita gente associa liberdade a vagabundagem. Nao chega a ser revoltante, mas, certamente eh tao curioso, interessante e na maioria das vezes, decepcionante e triste em ver pessoas colocando suas "lentes" para enxergar o que querem enxergar.

"None are so hopelessly enslaved as those who falsely believe they are free." (Nada é tão desesperadamente escravizador como aqueles que falsamente acreditam que são livres.)- Goethe-


Amo a Psicologia. Obviamente nao estou falando da Psicologia que carimba o individuo com um rotulo ou uma classificacao no DSM (Diagnostical and Statistical Manual of Mental Disorders), ou o recebe e trata como um parte, dissociando-o do todo, de seu meio, de suas vivencias e principalmente sua percepcao em relacao a vida.

Amo a Psicologia porque ela eh essencialmente voltada para a liberdade do ser humano, para a descoberta de que somos intrinsicamente potentes. Liberdade eh algo que alguem busca quando vai fazer terapia. Decididamente ela quer se libertar de algo. Quem ja fez terapia sabe que nao eh facil. A gente quer se ver livre de alguma coisa, sentimento, emocao, comportamento, pensamentos, mas tudo eh tao complexo, envolve tantas areas e tantas pessoas... O que acontece muitas vezes eh uma desistencia desta pessoa no processo terapeutico, ou uma pseudo-mudanca (isto pode significar a adocao de um outro comportamento/elemento/postura na substituicao do anterior, dando-lhe a impressao que esta tudo resolvido, quando na verdade foi somente deslocado.) mas, quem realmente esta disposto a estar frente consigo mesmo, tem uma experiencia que lhe vale toda a vida.

Sempre imagino este processo de auto-conhecimento (seja atraves de psicoterapia, seja em um retiro espiritual, jejum, seja em experiencias outdoor, etc..) como um grande mergulho solitario em um poco(com cedilha) profundo de forca (com cedilha), ao ir em direcao ao fim do poco suas camadas mais externas e as mascaras que escolheu usar vao sendo retiradas e dissolvidas e la no fundo voce encontra um enorme espelho onde pode enxergar quem realmente eh. Voce entao pode agora virar seu corpo , apoiar seus pes no chao e dar um forte impulso para retornar a superficie outra vez. Certamente ira enxergar e ter uma postura muito diferente.


Liberdade nao eh nem de longe um "mar de rosas". A liberdade tem implicacoes devastadoras. Inclui muitos ganhos, forcas, realizacoes, mas eh incorporada de medos, perdas e muita dor. Nao eh nada facil "viajar" atraves das camadas, encontrar o desconhecido, abandonar o conforto.

" The average man does not want to be free. He simply wants to be safe." (Grande parte dos homens nao querem ser livres. Ele simplesmente quer estar seguro). - H.L. Mencken-

Eh tao melhor nao correr riscos. Eh tao melhor nao deixar o porto seguro. Eh tao melhor estar no certo, do que no duvidoso. Alguem pode me dizer do que voce tem certeza na sua vida? Voce tem certeza que vai viver ate seus filhos crescerem, voce tem certeza que vai estar casado por mais 10 , 20, 30 anos? Voce tem certeza que tera seu emprego por um longo tempo? Voce tem certeza que sera saudavel o resto da sua vida? Eu nao tenho certeza de nada. Nao estou querendo parecer rude ou com esta postagem atingir negativamente ninguem. Na minha experiencia vejo que tudo eh transitorio e mutante, assim eh a vida, assim eh o planeta. E temos a teimosia (falo por mim tambem obviamente) de algumas vezes querer que as coisas nao mudem, muito menos "piorem", somente melhorem, isto eh, permanecam mais confortaveis e que nao soframos.


George Bernard Shaw : "Liberty means responsibility. That is why most men dread it" (Liberdade significa responsabilidade. Eh por isto que a maioria dos homens a temem).

As fotos de montanha estao aqui para representar a analogia com a Liberdade. Escalar uma montanha envolve varias habilidades: tecnica de escalada, conhecimento de climatologia, geologia, preparo fisico, auto-controle emocional, em alguns casos agilidade, conhecimentos de primeiros socorros em areas remotas, motivacao, estrategia, mas, o que eu mais considero quando estou frente a qualquer "montanha" na minha vida eh: coragem e auto-confianca. Se sei que consigo, pois tenho minhas habilidades, se o ambiente me permite ir, entao, confio na minha capacidade, nao tenho duvida que vou me revestir de toda a coragem para descobrir e encontrar beleza e riqueza na natureza da vida.

" I know but one freedom and that is the freedom of the mind." ( Eu sei, mas uma liberdade eh a liberdade da mente) - Antoine Saint Exupery -

beijos,
Mariana

* fotos escalando no Grand Teton National Park, Jackson Hole, Wyoming.

Um comentário:

  1. Liberdade

    O pássaro é livre
    na prisão do ar.
    O espírito é livre
    na prisão do corpo.
    Mas livre, bem livre,
    é mesmo estar morto.

    Fico pensando o que Drummond quis dizer com este poema, que na vida é impossível alcançar a completa liberdade?

    Renato Russo disse que "quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria".

    Segundo o Aurélio, liberdade é: 1.Faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação; 2.Caráter ou condição de um ser que não está impedido de expressar, ou que efetivamente expressa, algum aspecto de sua essência ou natureza.

    Cada um tem uma definição do que é liberdade, eu acho que é mais um estado de espírito do que qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir