sábado, 6 de junho de 2009

A economia de palavras

Antes de tudo, quero parabenizar e agradecer a Guga pela linda iniciativa.

Nesse mundo de valores e imagens tão distorcidas, é um afago na alma ter um espaço para cultivar as relações humanas.

Nesses últimos tempos, tenho refletido bastante sobre o real significado da vida. Sabem aquelas velhas questões filosóficas - De onde viemos? Para onde vamos?

Essas indagações ficaram mais forte principalmente após a partida de vovô. Voltar à Quixaba, à fazenda Aroeiras, trouxe à tona cenas da minha infância, velhos aromas, antigos sabores e a beleza de muitos gestos.

De repente, as coisas cotidianas perderam um pouco seu sentido. Nas atribulações do dia-a-dia, desaprendemos os valiosos ensinamentos dos mais velhos e esquecemos as nossas raízes. Vivemos num mundo atribulado; onde há sempre muito barulho, muita agitação, muitos compromissos e pouca harmonia, pouca amor e nenhuma compreensão.

Participar desse blog com todos vocês vai ser uma experiência fascinante de autoconhecimento, crescimento e amadurecimento. Falar e, por conseguinte, escrever não são tarefas fáceis para mim. Isto porque sou adepta do silêncio. Como diz o filósofo chinês Lao-Tzu "palavras em demasia se esgotam. Melhor é guardar o que está no coração".

Entretanto, aviso aos navegantes que economizar palavras não significa dificuldade de se comunicar ou mesmo de prestar atenção nos outros. Também não tem relação com o que não é dito e o que é escondido ou reprimido. Nem com as lacunas que podem surgir na convivência entre as pessoas.

O silêncio une e não separa, pois por meio dele se constrói a intimidade por sorrisos, olhares e gestos. O silêncio conforta, apazigua, restaura as forças; é pacífico, nunca hostil.

Como diz um guru indiano "é possível conseguir paz de espírito quando se cria, dentro de si, um santuário de silêncio, livre de aflições, desejo e ressentimentos. Nesse refúgio de paz, Deus lhe visitará".

Beijos, para todos.

4 comentários:

  1. Lindo post, linda reflexão, valeu mesmo a espera pelas suas(econômicas)palavras.O silêncio é mesmo muito importante, mas eu acredito mais ainda no poder das palavras, sempre temos algo bom e interessante pra falar uns aos outros, e uma palavra apenas tem o poder de transformar muita coisa, apagar o tempo, aparar arestas,encurtar espaços, modificar sentimentos, fazer a diferença.E muitas palavras juntas ainda podem criar um blog maravilhoso, cheio de amenidades e de coisas importantes!!

    ResponderExcluir
  2. Lola, seja bem vinda ao blog. E obrigada por nos presentear com tão lindas palavras. Estou impressionada com essas irmãs Candeia: estão se revelando grandes escritoras, filósofas, inspiradoras etc etc !! Só falta Candice aparecer por aqui e nos brindar com seus vastos conhecimentos fashion (afinal, este blog direciona-se também às amenidades da vida, que tanto bem fazem à alma !).

    ResponderExcluir
  3. Lola, muito lindo tudo que você escreveu, tenho certeza que essas suas palavras irão tocar muitos aqui no blog, mas é através delas também que podemos te conhecer um pouco mais e ver que você é uma pessoa muito especial , pois como um versiculo bíblico exalta:"a boca fala do que o coração esta cheio", portanto, rompa outras vezes esse silêncio rsrsrs.Abs

    ResponderExcluir
  4. ASSINO EMBAIXO!!! :)))

    MUito bom este blog agora.. principalmente estando longe,..ta me fazendo me sentir tao perto!!! Brigada!
    beijossssssss

    ResponderExcluir